Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorHerkenhoff, Henrique Geaquinto-
dc.contributorHerkenhoff, Luciana Souza Borges-
dc.contributor.authorBelem, Warner Di Francesco-
dc.date.accessioned2020-11-12T13:17:48Z-
dc.date.available2020-11-12T13:17:48Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571-
dc.description.abstractEste trabalho estudou o programa desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, de atuação dentro do ambiente escolar, nas instituições de ensino público estadual da Grande Vitória. Investigam-se e caracterizam-se as práticas que vão além das rotinas policiais e que tornaram a Patrulha Escolar referência nas escolas estaduais do Espírito Santo. Por fim, foram utilizadas as técnicas metodológicas do estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal com dados coletados em pesquisas, entrevistas e publicações que avaliaram a Patrulha Escolar, tendo como comparativo o modelo tradicional de policiamento nas escolas. Obteve como resultado a aproximação da comunidade, redução dos índices de violência no ambiente escolar e venceu o Prêmio Inovação da Gestão Pública do Espirito Santo – INOVES/2013. As conclusões desse estudo revelaram que a participação de profissionais de segurança, com um olhar diferenciado, utilizando a metodologia do policiamento comunitário, sem interferir dentro das salas de aula, respeitando as peculiaridades do ambiente acadêmico e seu entorno, em estreita parceria dos diversos órgãos, produz muito mais a sensação de segurança e possibilita a inserção de um novo referencial positivo para as crianças e adolescentes na construção de paz. Outro fato importante é a constatação de que, sem aumento de gastos, empregando efetivo reduzido, a metodologia de trabalho sui generis da Patrulha Escolar contribuiu para a melhoria da harmonia no ambiente de ensino e consequentemente favoreceu o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectPolícia Militarpt_BR
dc.subjectPatrulha Escolarpt_BR
dc.titlePatrulha escolar: a atuação nas escolas públicas estaduais com o público infantojuvenilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis work studied the program developed by the Military Police of the State of Espírito Santo, in partnership with the Secretary of State for Education, acting within the school environment, in state public institutions of Grande Vitória. Investigate and characterize the practices that go beyond the police routines and that have made the Patrulha Escolar (school patrol) reference in the state schools of Espírito Santo. Finally, we used the methodological techniques of the descriptive, quantitative, cross-sectional study with data collected from surveys, interviews and publications that evaluated the Patrulha Escolar, comparing the traditional model of policing in schools. It resulted in the community approach, reduction of violence rates in the school environment and won the Innovation Award of Public Management of Espírito Santo - INOVES / 2013. The conclusions of this study revealed that the participation of security professionals, with a different perspective, using the community policing methodology, without interfering within the classrooms, respecting the peculiarities of the academic environment and its environment, in close partnership of the various agencies, produces much more the sense of security and enables the insertion of a new positive framework for children and adolescents in peacebuilding. Another important fact is the finding that, without increasing expenses, employing a reduced staff, the sui generis work methodology of the School Patrol contributed to the improvement of harmony in the teaching environment and consequently favored the teaching-learning processpt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM3.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.