Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571
Título : | Patrulha escolar: a atuação nas escolas públicas estaduais com o público infantojuvenil |
Autor : | Belem, Warner Di Francesco |
metadata.dc.contributor: | Herkenhoff, Henrique Geaquinto Herkenhoff, Luciana Souza Borges |
Palabras clave : | Violência escolar - Segurança Pública - Polícia Militar - Patrulha Escolar |
Fecha de publicación : | 13-mar-2019 |
Resumen : | Este trabalho estudou o programa desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, de atuação dentro do ambiente escolar, nas instituições de ensino público estadual da Grande Vitória. Investigam-se e caracterizam-se as práticas que vão além das rotinas policiais e que tornaram a Patrulha Escolar referência nas escolas estaduais do Espírito Santo. Por fim, foram utilizadas as técnicas metodológicas do estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal com dados coletados em pesquisas, entrevistas e publicações que avaliaram a Patrulha Escolar, tendo como comparativo o modelo tradicional de policiamento nas escolas. Obteve como resultado a aproximação da comunidade, redução dos índices de violência no ambiente escolar e venceu o Prêmio Inovação da Gestão Pública do Espirito Santo – INOVES/2013. As conclusões desse estudo revelaram que a participação de profissionais de segurança, com um olhar diferenciado, utilizando a metodologia do policiamento comunitário, sem interferir dentro das salas de aula, respeitando as peculiaridades do ambiente acadêmico e seu entorno, em estreita parceria dos diversos órgãos, produz muito mais a sensação de segurança e possibilita a inserção de um novo referencial positivo para as crianças e adolescentes na construção de paz. Outro fato importante é a constatação de que, sem aumento de gastos, empregando efetivo reduzido, a metodologia de trabalho sui generis da Patrulha Escolar contribuiu para a melhoria da harmonia no ambiente de ensino e consequentemente favoreceu o processo ensino-aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM 2019.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM | 3.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.