Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571
Título : Patrulha escolar: a atuação nas escolas públicas estaduais com o público infantojuvenil
Autor : Belem, Warner Di Francesco
metadata.dc.contributor: Herkenhoff, Henrique Geaquinto
Herkenhoff, Luciana Souza Borges
Palabras clave : Violência escolar - Segurança Pública - Polícia Militar - Patrulha Escolar
Fecha de publicación : 13-mar-2019
Resumen : Este trabalho estudou o programa desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, de atuação dentro do ambiente escolar, nas instituições de ensino público estadual da Grande Vitória. Investigam-se e caracterizam-se as práticas que vão além das rotinas policiais e que tornaram a Patrulha Escolar referência nas escolas estaduais do Espírito Santo. Por fim, foram utilizadas as técnicas metodológicas do estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal com dados coletados em pesquisas, entrevistas e publicações que avaliaram a Patrulha Escolar, tendo como comparativo o modelo tradicional de policiamento nas escolas. Obteve como resultado a aproximação da comunidade, redução dos índices de violência no ambiente escolar e venceu o Prêmio Inovação da Gestão Pública do Espirito Santo – INOVES/2013. As conclusões desse estudo revelaram que a participação de profissionais de segurança, com um olhar diferenciado, utilizando a metodologia do policiamento comunitário, sem interferir dentro das salas de aula, respeitando as peculiaridades do ambiente acadêmico e seu entorno, em estreita parceria dos diversos órgãos, produz muito mais a sensação de segurança e possibilita a inserção de um novo referencial positivo para as crianças e adolescentes na construção de paz. Outro fato importante é a constatação de que, sem aumento de gastos, empregando efetivo reduzido, a metodologia de trabalho sui generis da Patrulha Escolar contribuiu para a melhoria da harmonia no ambiente de ensino e consequentemente favoreceu o processo ensino-aprendizagem.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/571
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE WARNER DI FRANCESCO BELEM3.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.