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dc.contributorFerrão, Erika da Silva-
dc.contributor.authorColodetti, Elaine Correa-
dc.date.accessioned2020-11-12T20:44:31Z-
dc.date.issued2015-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/579-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs averiguar os comportamentos do consumidor que, por ser vítima de uma relação de consumo frustrada, passa praticar diversas atitudes em resposta à ausência de direitos, desrespeito à cidadania ou injustiça percebida. A produção de dados se constituiu por revisão bibliográfica realizada em revistas da área - nacionais e estrangeiras - e por investigação realizada no jornal A Tribuna, com seleção de reportagens ocorridas na região Metropolitana da Grande Vitória/ES, as quais atenderam aos critérios de inclusão/exclusão, adotados na metodologia, sendo lidos, coletados e analisados dados correspondentes a seis meses de mídia impressa jornalística, sendo estes: 3 meses no ano de 2012 e 3 meses no ano de 2013. A investigação revelou, sob o olhar dos autores pesquisados, que uma parcela de consumidores que não tem suas expectativas atendidas desenvolve comportamentos avaliados como retaliação e vingança, em busca de justiça. Revelou, ainda, que a retaliação é um processo evolutivo o qual inicia na cognição, passa pela emoção e é concluída com a ação, sendo esta última a responsável pelos comportamentos de retaliação/vingança mapeados pelos autores. Assim, conclui que consumidores que têm a percepção de injustiça ou direito suprimido podem desenvolver comportamento de Buscar Ajuda de Terceiros e Gerar Custo ou Perda em 74,9% da população pesquisada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgressãopt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleConduta do consumidor em resposta a percepção de direito não atendidopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis research aims to verify the consumer behavior that as being victim of a frustrated consumption relation, become to be practice different attitudes, as a response to the lack of laws, disrespect of citizenship or noticed injustice The data production constituted by literature review accomplished in international and national publication and for investigation taken in a Journal A Tribuna, with selection of regional news of Greater Vitória-ES that met the criteria of inclusion/exclusion, adopted in methodology, being read, collected and analyzed data corresponding to six months of newspaper print, namely: three months in 2012 and three months in 2013. The investigation discloses, under the researchers eyes, which part of the consumers that does not have their expectations fulfilled develops behavior evaluated as retaliation and revenge seeking for justice. The investigation further showed that retaliation is a development process that initiates in cognition, goes to emotion and is concluded with action, being the last one the responsible for retaliation/revenge behaviors approached by the authors. Therefore, we concluded that consumers that have the perception of injustice or suppressed right can develop a behavior of Behaviors Involving Third Parties and Criate Cost/Loss in 74.9% of the population studied.pt_BR
dc.description.embargo9999-
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