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Título: Conduta do consumidor em resposta a percepção de direito não atendido
Autor(es): Colodetti, Elaine Correa
Orientador(es): Ferrão, Erika da Silva
Palavras-chave: Agressão - Cliente - Violência - Marketing
Data do documento: 27-Abr-2015
Resumo: Esta pesquisa se propôs averiguar os comportamentos do consumidor que, por ser vítima de uma relação de consumo frustrada, passa praticar diversas atitudes em resposta à ausência de direitos, desrespeito à cidadania ou injustiça percebida. A produção de dados se constituiu por revisão bibliográfica realizada em revistas da área - nacionais e estrangeiras - e por investigação realizada no jornal A Tribuna, com seleção de reportagens ocorridas na região Metropolitana da Grande Vitória/ES, as quais atenderam aos critérios de inclusão/exclusão, adotados na metodologia, sendo lidos, coletados e analisados dados correspondentes a seis meses de mídia impressa jornalística, sendo estes: 3 meses no ano de 2012 e 3 meses no ano de 2013. A investigação revelou, sob o olhar dos autores pesquisados, que uma parcela de consumidores que não tem suas expectativas atendidas desenvolve comportamentos avaliados como retaliação e vingança, em busca de justiça. Revelou, ainda, que a retaliação é um processo evolutivo o qual inicia na cognição, passa pela emoção e é concluída com a ação, sendo esta última a responsável pelos comportamentos de retaliação/vingança mapeados pelos autores. Assim, conclui que consumidores que têm a percepção de injustiça ou direito suprimido podem desenvolver comportamento de Buscar Ajuda de Terceiros e Gerar Custo ou Perda em 74,9% da população pesquisada.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/579
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