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dc.contributorGomes, Maria Regina Lopes-
dc.contributor.authorDutra, Caroline Poletti-
dc.date.accessioned2021-05-20T20:14:07Z-
dc.date.available2021-05-20T20:14:07Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/615-
dc.description.abstractA municipalização da competência em orientar e promover a execução das medidas socioeducativas em meio aberto, criada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE/2012 – conferiu aos municípios a obrigação de elaborar os Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo, com a finalidade de regulamentação da execução das medidas em meio aberto. A região sucroalcoleira norte do Estado do Espírito Santo é composta pelos municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário, com características semelhantes quando tratamos das questões socioeconômicas e dos poucos recursos destinados à implementação dessa política pública e, nesse cenário de limitações orçamentárias, ocorreu à edição do plano municipal. Nesse contexto, esta pesquisa se propõe a compreender as praticas políticas de aplicação das diretrizes do plano municipal de atendimento socioeducativo do município de Conceição da Barra em sua implicação com a educação, visibilizando e problematizando os diferentes atravessamentos que afetam os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no que se refere ao acesso e permanência nas escolas, bem como acompanhar os procedimentos de regulamentação do referido plano no Município de Pedro Canário. Para tanto, escolhemos como caminho teórico-metodológico-epistemológico e político os estudos e pesquisas com os cotidianos como um modo de nos aproximar dos cotidianos da escola e das demais redes de pertencimento dos estudantes. As conversas com os praticantes que habitam nesses cotidianos ─ professores, estudantes, pedagogos, direção escolar, outros profissionais, pais e comunidade ─, e as imagens narrativas das escolas e de outros contextos de vida dos estudantes serão usadas como procedimentos para essa aproximação, produção dos dados e compreensão da complexidade dessas redes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtendimento socioeducativopt_BR
dc.subjectCotidianos de escolaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectConceição da Barrapt_BR
dc.subjectPedro Canáriopt_BR
dc.titleSobre os usos das medidas socioeducativas, em meio aberto, na região sucroalcoleira/ES: os efeitos dessas práticas politicas em sua relação com a educaçãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe decentralization of competence in the process of guiding and promoting the implementation of educational measures in open medium, created by the National System of Educational Assistance – SINASE/2012 has given local authorities the obligation to draw up the Municipal Educational Service Plan, that aims to regulate the implementation of those policies. In north of Espírito Santo, the sugarcane-producing region is formed by the cities of Conceição da Barra and Pedro Canário, with similar features such as: socio-economic issues and low budgets for this public policy. It was in this scenario of budget limitations that the edition of the municipals plans happened. In this context, this research aims to understand the political practices and the application of the guidelines of the municipal plan of educational service at Conceição da Barra. This research focus the relation of this plans with education, creating visibility and questioning the different adversities that affect teenagers in the process of fulfillment of socio-educational measures in what regards access and permanence in school, as well as follow the regulatory procedures of the same plan in Pedro Canário. To achieve the goals of this research, it was chosen a theoretical-methodological-epistemological and political studies and researches with the everyday as a way of getting closer to the routine of the school and other networks of the students, subject practitioners. Conversations with practitioners who live in these everyday – staff, students, educators, school management, other professionals, parents and the community ─ and the narrative images of schools and other contexts of student's life will be used as procedures for this approach, data production and comprehension of the complexity of these networks.pt_BR
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