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dc.contributorPylro, Simone Chabudee-
dc.contributorLopes, Maria Regina-
dc.contributor.authorFerreira, Francis Rayner Cuzzuol-
dc.date.accessioned2021-05-21T13:07:13Z-
dc.date.available2021-05-21T13:07:13Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624-
dc.description.abstractPesquisas realizadas por órgãos nacionais e internacionais têm apontado que a violência faz parte da realidade profissional de professores brasileiros. O tema da violência escolar, no que diz respeito à violência contra o professor, já está na agenda de parlamentares e de pesquisadores interessados em medidas que possam minimizar tal fato. Considerando a relevância e preocupação pública dessa situação, a pesquisa objetivou investigar a tipologia, frequência e encaminhamento de eventos violentos, praticados por alunos, contra professores que atuam no Município de Serra – ES. Participaram desse estudo, 6 professores pertencentes a maior Instituição de Ensino inserida no programa “De Olho da Escola” no período da investigação. Os dados foram coletados por meio de análise documental e da realização de entrevistas. Foi possível observar que a maioria das violências praticadas contra os professores não são praticadas pelos mesmos agressores, sendo essas violências verbais, e ameaças. Não só o profissional de educação, mas também o aluno, e a maioria dos relacionados à escola, de algum modo, sofrem com violências produzidas naquele ambiente. O programa pareceu não ter muita visibilidade entre os docentes, já que declararam não saber de sua existência.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolência Escolarpt_BR
dc.subjectViolência Contra Professorespt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleProdução de violências em relação a professores em uma escola de Serra - ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoResearch conducted by national and international bodies with the participation of Brazilian teachers. The issue of school violence, not about violence against teachers, is already on the agenda of parliamentarians and researchers interested in measures that are to minimize this fact. The aim of this research was to investigate a typology, frequency and referral of violent events, practiced by students, against teachers who work in the Municipality of Serra - ES. Participated in this study, 6 teachers belonging to the largest Teaching Institution inserted without "De Olho da Escola" program in the period of the investigation. Data were collected through documentary analysis and interviews. It was seen that most of the violence practiced against teachers is not practiced by the same aggressors, being these verbal violences, and threats. Not only the education professional, but also the student, and most school-related products, somehow, suffer from the violence produced in that environment. The program does not seem to have much visibility among the documents, since it is not known by its existence.pt_BR
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