Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624
Title: Produção de violências em relação a professores em uma escola de Serra - ES
Authors: Ferreira, Francis Rayner Cuzzuol
metadata.dc.contributor: Pylro, Simone Chabudee
Lopes, Maria Regina
Keywords: Violência - Violência Escolar - Violência Contra Professores - Bullying
Issue Date: 10-Mar-2017
Abstract: Pesquisas realizadas por órgãos nacionais e internacionais têm apontado que a violência faz parte da realidade profissional de professores brasileiros. O tema da violência escolar, no que diz respeito à violência contra o professor, já está na agenda de parlamentares e de pesquisadores interessados em medidas que possam minimizar tal fato. Considerando a relevância e preocupação pública dessa situação, a pesquisa objetivou investigar a tipologia, frequência e encaminhamento de eventos violentos, praticados por alunos, contra professores que atuam no Município de Serra – ES. Participaram desse estudo, 6 professores pertencentes a maior Instituição de Ensino inserida no programa “De Olho da Escola” no período da investigação. Os dados foram coletados por meio de análise documental e da realização de entrevistas. Foi possível observar que a maioria das violências praticadas contra os professores não são praticadas pelos mesmos agressores, sendo essas violências verbais, e ameaças. Não só o profissional de educação, mas também o aluno, e a maioria dos relacionados à escola, de algum modo, sofrem com violências produzidas naquele ambiente. O programa pareceu não ter muita visibilidade entre os docentes, já que declararam não saber de sua existência.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.