Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/669
Título: Variabilidade genética em Chelonia mydas (testudines: cheloniidae): qual a relação com a alta incidência de fibropapilomatose?
Autor(es): Campinhos, Elaine Costa
Orientador(es): Carvalho, Rute Beatriz Garcia Clemente
Palavras-chave: Baía de Vitória - Filopatria - Fluxo Gênico - Tartaruga verde
Data do documento: 24-Fev-2017
Resumo: A Baía de Vitória é uma área de intensa urbanização, porém, apesar de todo impacto causado pela urbanização, possui uma grande variedade de fauna, dentre os quais, a tartaruga verde, Chelonia mydas, que tem sua área de nidificação a quilômetros da costa brasileira, comprovando a alta filopatria da espécie. A tartaruga verde utiliza a área da baia de Vitória apenas para alimentação e crescimento dos juvenis. Entretanto, elas vêm apresentando alto índice de fibropapilomatose. Desta forma, para identificar a estrutura genética da população e a variação genética adaptativa foram utilizados dois marcadores moleculares, mitocondrial (ND2) e nuclear (MHC classe I). Para o gene mitocondrial ND2 foi estimada a diversidade de haplótipos e para o gene MHC classe I a diversidade genética foi caracterizada com base no número de alelos, número de sítios segregantes e diversidade de nucleotídeos. A fibropapilomatose foi evidenciada em três populações amostradas, apresentando variação gradual no índice de incidência com relação a proximidade geográfica com a baía de Vitória. O alinhamento dos fragmentos amplificados de ND2 indicou a presença de 3 haplótipos. Um alto nível de polimorfismo foi observado para o gene MHC classe I com pelo menos 40 alelos detectados no total de 160bp amplificados. O padrão de variação no gene mitocondrial ND2 encontrado foi semelhante ao identificado para outros genes mitocondriais estudados, indicando que nesses genes pouca ou nenhuma variação acontece. Entretanto, a variabilidade do gene MHC foi alta. A diversidade do MHC tem sido relacionada à resistência a doenças e aptidão (fitness) para diferentes grupos animais. Potencialmente em longo prazo, a combinação de alelos MHC que conferir melhor resposta imune ao vírus da fibropapilomatose será selecionada.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/669
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ELAINE COSTA CAMPINHOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ELAINE COSTA CAMPINHOS1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.