Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/707
Título: Aplicações e perspectivas do uso do crédito de carbono em plantações de Carica papaya L. para conservação da biodiversidade
Autor(es): Leal, Fábio Bitti
Orientador(es): Ramos, Alessandro Coutinho
Palavras-chave: Fotossíntese - Biomassa - Desenvolvimento sustentável - Lucratividade - Protocolo de Kyoto
Data do documento: 31-Mar-2011
Resumo: No mundo globalizado atual, o agricultor pode descapitalizar-se por desconhecer as exigências impostas pelo mercado globalizado. O proprietário precisa saber o que e como plantar para otimizar o uso de seu capital. Este trabalho propôs-se verificar entre plantas de mamão (Carica papaya L.), cultivar Golden, a época do ano mais eficiente para a captação de CO2 atmosférico, que resultaria numa maior produção de biomassa e conseqüentemente, um maior número de créditos de carbono, para desenvolver uma reflexão científica, ambiental, social e econômica de Desenvolvimento Sustentável. Utilizou-se o Método de Pesquisa Indutivo, fazendo-se uma contextualização do conceito de Efeito Estufa, Fotossíntese, Desenvolvimento Sustentável, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Aspectos Jurídicos e Contábeis dos Créditos de Carbono e o reconhecimento de uma provável Metodologia para a estimativa da quantidade de CO2 fixada, testada na cultura de mamão (Carica papaya L.), com o intuito de agregar valores à mesma, procurando-se demonstrar que se utilizando melhor nossas áreas destinadas para agricultura, pode-se gerar maior lucratividade nas atividades e indicar uma aplicação prática de sustentabilidade. A venda de créditos de carbono gerados por atividades não reguladas (sem obrigação de diminuir emissões), como a agricultura, é prevista na proposta americana e é um instrumento similar ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto. Este trabalho busca demonstrar a quantificação do processo da fotossíntese e a possível aplicação desses resultados no desenvolvimento sustentável na cultura do mamoeiro, agregando a ela tecnologia, levando-se em consideração, além do fator econômico, aqueles de caráter social e ecológico, bem como as vantagens e as desvantagens surgidas a curto, a médio e em longo prazo.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/707
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FÁBIO BITTI LEAL.31.03.2011.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE FÁBIO BITTI LEAL2.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.