Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/710
Título: Biologia do camarão Xiphopenaeus Kroyeri (dendobranchiata: Penaeidae) e a fauna acompanhante relacionada a sua pesca em Anchieta, Espirito Santo, Brasil
Autor(es): Eutrópio, Frederico Jacob
Orientador(es): Ferreira Júnior, Paulo Dias
Krohling, Werther
Palavras-chave: Camarão - Atividade predatória - Impactos da pesca
Data do documento: 1-Set-2009
Resumo: A pesca de Xiphopenaeus kroyeri é realizada em todo o litoral brasileiro, é considerada uma atividade predatória, desestabilizadora das comunidades bentônicas e ocorre em criadouros de espécies de interesse econômico. Com o objetivo de estudar a biologia e pesca de X. kroyeri e a fauna companhante de sua pesca em Anchieta, Espírito Santo, durante o período de janeiro a dezembro de 2008 foram realizadas coletas mensais com uma hora de duração. Para o X. kroyeri foram registrados o numero de indivíduos, a biomassa, o sexo, o comprimento total e o estádio de maturação gonadal. Para a fauna acompanhante foi registrado o número de espécies, o peso total de cada espécie e o peso total do arrasto. A Ictiofauna e a Carcinofauna foram analisados o comprimento padrão e largura da carapaça a fim de caracterizar os impactos da pesca de X. Kroyeri nesses grupos. O camarão ste-barbas apresentou comprimento total variando entre 2,96 cm a 9,96cm sendo as fêmeas maiores que os machos. A relação peso/comprimento indicou um padrão de crescimento alométrico com o tamanho da primeira maturação gonadal em 4,5 cm para machos e 6,9 cm para fêmeas. A população de X. Kroyeri apresentou uma reprodução e recrutamento contínuo e a atividade de pesca atua sobre o estoque de machos adultos e fêmeas juvenis comprometendo a atividade de pesca de X. kroyeri. Foi capturado um total de 320,91 kg de arrasto, composta de 101 espécies. A diversidade de Shannon variou de 1,74 a 2,76 e a riqueza de 23 a 50. O lixo foi o grupo mais abundante, entretanto considerando apenas os grupos zoológicos, a Carcinofauna e a Ictifauna foram os principais grupos. As famílias Sciaenidae e Portunidae se destacaram tanto em biomassa quanto em número de espécies. A pesca de arrasto capturou uma grande biomassa de espécies de ocorrência regular, entretanto espécies de ocorrência sazional e ocasional também são afetadas por esta atividade de pesca. O descarte da pesca artesanal do camarão X. Kroyeri foi elevado, para cada quilograma da espécie-alvo foram capturados 8,15 kg de fauna acompanhante. Foi registrada uma grande incidência de juvenis e exemplares de pequeno porte nos arrastos, devido a elevada ocorrência de lixo Orgânico que contribuiu pra a obliteração da malha da rede e redução na seletividade.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/710
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FREDERICO JACOB EUTRÔPIO.01.09.2009.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE FREDERICO JACOB EUTRÓPIO723.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.