Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/719
Título: Influência das folhas de Eucalyptus sp. e Coffea arabica sobre a assembléia de invertebrados aquáticos em ambiente lêntico e lótico
Autor(es): Kiffer Júnior, Walace Pandolpho
Orientador(es): Gomes, Levy de Carvalho
Palavras-chave: Impacto - Decomposição - Tropical - Macroinvertebrados - Grupos tróficos funcionais
Data do documento: 2009
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a influência das folhas de Eucalyptus sp. e Coffea arabica sobre a estrutura das assembleias de invertebrados aquáticos em dois ambientes aquáticos de Mata Atlântica (um lêntico e outro lótico). O trabalho em ambiente lótico foi realizado em um típico riacho da Mata Atlântica, localizado no distrito de Marechal Floriano, ES. O trabalho em ambiente lêntico foi realizado em um lago artificial referente a barragem de 20 anos do córrego Santa Joana. No ambiente lótico foi realizado um experimento fatorial com 3 tratamentos e 4 tempos de amostragem, utilizando litter bags. Os tratamentos utilizados foram: (1) folhas de Coffea arabica L., (café) (Rubiaceae), (2) folhas de Eucalyptus sp. L'Hér. (Myrtaceae), e (3) um misto de três espécies encontradas na mata atlântica e comumente presentes na matas ciliares, que ficaram imersas durante 60 dias e retiradas no 15°, 30°, 45° e 60°. No ambiente lêntico, foram preparados 3 litter bags sendo formados de folhas de Eucalyptus sp., um pack contendo folhas de 5 espécies encontradas na região da borda da lagoa: Xylopia brasiliensis, Clidemia hirta, Miconia lateocrenata, Tibouchina urceolaris e Gochnatia polymorpha e um pack misto de folhas de Eucalyptus sp. e as espécies nativas, que ficaram imersas durante 30 dias e foram retirados no 15° e 60° dia. No ambiente lótico, as folhas de C. arabica apresentaram uma riqueza significativamente menor e uma densidade significativamente maior do as folhas nativas. As folhas de Eucalyptus sp. apresentaram uma riqueza significativamente maior do que os packs com folha nativa. Todas as folhas apresentaram diferenças em relação à velocidade de decomposição sendo que as folhas de C. arabica apresentou maior velocidade de perda de massa foliar e as folhas nativas apresentaram menor velocidade. No ambiente lêntico, nenhum dos parâmetros comunitários apresentou diferenças significativas em ralação aos tipos de folhas e também não houve diferenças em relação à velocidade de decomposição. O grupo dos fragmentadores foi pouco representativo em ambos os ambientes com frequências abaixo de 20%, com exceção as folhas de C. arabica que apresentou valor superior a 30%. A baixa representatividade dos fragmentadores e raspadores, com maior freqüência dos coletores e predadores nos dois ambientes sugere que a comunidade utiliza o recurso foliar de forma indireta, ou como área de acúmulo de matéria orgânica particulada fina, ou como abrigo, fato que pode minimizar o efeito da introdução de folhas de espécies exóticas como o Eucalyptus nos ambientes aquáticos de Mata Atlântica. As folhas de Eucalyptus não afetaram o padrão de colonização da assembléia de invertebrados aquáticos tanto no ambiente lêntico quanto no lótico, enquanto as folhas de C. arabica resultaram em mudanças significativas no ambiente lótico.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/719
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE WALACE PANDOLPHO KIFFER JÚNIOR.02.09.2009.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE WALACE PANDOLPHO KIFFER JÚNIOR2.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.