Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorBastos, Leopoldo Eurico Gonçalves-
dc.contributorSantos, Cynthia Marconsini Loureiro-
dc.contributor.authorQueiroz, Grace Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-05-25T15:01:52Z-
dc.date.available2021-05-25T15:01:52Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/735-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões sobre a importância da luz para a qualidade dos espaços, pois é uma das forças imprescindíveis na configuração dos espaços arquitetônicos, por sua capacidade de influenciar a atmosfera de um lugar, possibilitando a ativação dos sentidos e reforçando o caráter poético do edifício. A presença da luz, além de emocionar, proporciona bem-estar físico e psíquico, portanto, não pode ser ignorada ao se projetar ambientes de educação, considerando que a escola é um dos principais locais de socialização da criança. A qualidade do espaço escolar está diretamente relacionada à qualidade de vida das crianças, sendo um agente facilitador no processo de aprendizado. A obra de Christopher Alexander, A Pattern Language (1977), é pioneira na investigação sobre a humanização dos espaços. Para Alexander, todo espaço adquire seu caráter a partir de certos eventos que ali ocorrem e esses eventos podem ser tanto humanos quanto físicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da luz natural através de ensaios projetuais elaborados para os ambientes escolares de ensino infantil, desenvolvidos a partir da teoria projetual de Christopher Alexander. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: seleção dos padrões investigados por Christopher Alexander que tratam da qualidade da luz e posterior correlação com as recomendações para a elaboração de projetos de unidades de educação infantil; visita de campo para o entendimento das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e a relação entre padrões de espaços e padrões de acontecimentos que ali ocorrem; construção de ensaios projetuais a partir da linguagem dos padrões; simulações computacionais no software Velux Daylight Visualizer. Concluiu-se que essas estratégias e esses conceitos podem ser úteis para se projetar espaços escolares de qualidade, utilizando a luz natural como elemento gerador de valor ao ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLuz naturalpt_BR
dc.subjectLinguagem dos padrõespt_BR
dc.subjectQualidade espacialpt_BR
dc.subjectEspaços escolarespt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.titleLuz, ambiência e espaços escolares: ensaios a partir da linguagem dos padrõespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis study presents considerations on the importance of natural light for the quality of spaces, since it is an indispensable force in the design process, for its ability to influence the atmosphere of a place, awakening senses and reinforcing the poetic aspect of a building. Beyond its emotional aspect, natural light provides physical and psychological well-being. Therefore, it cannot be ignored in projects related to educational spaces, which are among the main social environments for children. Quality in educational spaces is directly related to children life and learning quality. Christopher Alexander's "A Pattern Language" (1977) is a pioneer work of investigation on the humanization of spaces. For Alexander, every space acquires its character from certain human and non-human events that happen in it. The objective of this study was to analyze the quality of natural light in design essays for children educational spaces, based on the theory of Christopher Alexander. The methodology was divided into four phases: selecting patterns investigated by Christopher Alexander that deal with natural light quality and correlating them with recommendations for children educational spaces design; field work for understanding the activities developed in such environments and the correlation of spaces and events patterns in there; creating design essays based on the pattern language; making computer simulations using the Velux Daylight Visualizer software. As a conclusion, such strategies and concepts can be useful for projecting quality children educational spaces by using natural light for adding more value to the environment.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Cidade (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE GRACE RODRIGUES OK 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE GRACE RODRIGUES QUEIROZ27.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.