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Título : Luz, ambiência e espaços escolares: ensaios a partir da linguagem dos padrões
Autor : Queiroz, Grace Rodrigues
metadata.dc.contributor: Bastos, Leopoldo Eurico Gonçalves
Santos, Cynthia Marconsini Loureiro
Palabras clave : Luz natural - Linguagem dos padrões - Qualidade espacial - Espaços escolares
Fecha de publicación : 22-abr-2019
Resumen : Este trabalho apresenta reflexões sobre a importância da luz para a qualidade dos espaços, pois é uma das forças imprescindíveis na configuração dos espaços arquitetônicos, por sua capacidade de influenciar a atmosfera de um lugar, possibilitando a ativação dos sentidos e reforçando o caráter poético do edifício. A presença da luz, além de emocionar, proporciona bem-estar físico e psíquico, portanto, não pode ser ignorada ao se projetar ambientes de educação, considerando que a escola é um dos principais locais de socialização da criança. A qualidade do espaço escolar está diretamente relacionada à qualidade de vida das crianças, sendo um agente facilitador no processo de aprendizado. A obra de Christopher Alexander, A Pattern Language (1977), é pioneira na investigação sobre a humanização dos espaços. Para Alexander, todo espaço adquire seu caráter a partir de certos eventos que ali ocorrem e esses eventos podem ser tanto humanos quanto físicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da luz natural através de ensaios projetuais elaborados para os ambientes escolares de ensino infantil, desenvolvidos a partir da teoria projetual de Christopher Alexander. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: seleção dos padrões investigados por Christopher Alexander que tratam da qualidade da luz e posterior correlação com as recomendações para a elaboração de projetos de unidades de educação infantil; visita de campo para o entendimento das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e a relação entre padrões de espaços e padrões de acontecimentos que ali ocorrem; construção de ensaios projetuais a partir da linguagem dos padrões; simulações computacionais no software Velux Daylight Visualizer. Concluiu-se que essas estratégias e esses conceitos podem ser úteis para se projetar espaços escolares de qualidade, utilizando a luz natural como elemento gerador de valor ao ambiente.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/735
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

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