Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/735
Título : | Luz, ambiência e espaços escolares: ensaios a partir da linguagem dos padrões |
Autor : | Queiroz, Grace Rodrigues |
metadata.dc.contributor: | Bastos, Leopoldo Eurico Gonçalves Santos, Cynthia Marconsini Loureiro |
Palabras clave : | Luz natural - Linguagem dos padrões - Qualidade espacial - Espaços escolares |
Fecha de publicación : | 22-abr-2019 |
Resumen : | Este trabalho apresenta reflexões sobre a importância da luz para a qualidade dos espaços, pois é uma das forças imprescindíveis na configuração dos espaços arquitetônicos, por sua capacidade de influenciar a atmosfera de um lugar, possibilitando a ativação dos sentidos e reforçando o caráter poético do edifício. A presença da luz, além de emocionar, proporciona bem-estar físico e psíquico, portanto, não pode ser ignorada ao se projetar ambientes de educação, considerando que a escola é um dos principais locais de socialização da criança. A qualidade do espaço escolar está diretamente relacionada à qualidade de vida das crianças, sendo um agente facilitador no processo de aprendizado. A obra de Christopher Alexander, A Pattern Language (1977), é pioneira na investigação sobre a humanização dos espaços. Para Alexander, todo espaço adquire seu caráter a partir de certos eventos que ali ocorrem e esses eventos podem ser tanto humanos quanto físicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da luz natural através de ensaios projetuais elaborados para os ambientes escolares de ensino infantil, desenvolvidos a partir da teoria projetual de Christopher Alexander. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: seleção dos padrões investigados por Christopher Alexander que tratam da qualidade da luz e posterior correlação com as recomendações para a elaboração de projetos de unidades de educação infantil; visita de campo para o entendimento das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e a relação entre padrões de espaços e padrões de acontecimentos que ali ocorrem; construção de ensaios projetuais a partir da linguagem dos padrões; simulações computacionais no software Velux Daylight Visualizer. Concluiu-se que essas estratégias e esses conceitos podem ser úteis para se projetar espaços escolares de qualidade, utilizando a luz natural como elemento gerador de valor ao ambiente. |
URI : | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/735 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE GRACE RODRIGUES OK 2019.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE GRACE RODRIGUES QUEIROZ | 27.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.