Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/786
Title: Avaliação do grau de retração em feridas cirurgicamente induzidas na gengiva de cães (Canis Lupus Familiaris) tratadas com pomada oro base de erva-depassarinho (struthanthus Vulgaris)
Authors: Lino, Allana Jessika Bello
metadata.dc.contributor: Rossi Junior, João Luiz
Keywords: Fitoterápico - Anti-inflamatório - Ferida oral
Issue Date: 27-Feb-2015
Abstract: Com o advento da Etnoveterinária, tratamentos alternativos com fitoterápicos estão sendo cada vez mais utilizados e pesquisados para obtenção de novos fármacos. Algumas áreas da Medicina Veterinária tiveram avanços significativos nos últimos anos, entre elas a Odontologia Veterinária, fomentando desta forma o interesse científico para avaliar a ação de um fitoterápico na cavidade oral. A família Loranthaceae é distribuída nas regiões subtropicais e tropicais em ambos os hemisférios, plantas do gênero Struthanthus são conhecidas como ervas-de-passarinho por parasitarem pomares no Brasil. A planta é utilizada na medicina alternativa para tratamento diversas enfermidades com ação anti-inflamatória. Diante disso, buscou-se avaliar o efeito terapêutico da erva-de-passarinho sobre a mucosa oral de cães, seis animais, que receberam aplicação tópica de pomada em oro base com extrato etanólico de erva-de-passarinho na concentração de 5%. Apesar de ser uma planta ainda pouco pesquisada, sabe-se e conclui-se com esse estudo que a pomada utilizada sobre a mucosa oral teve efeito significativo como antiinflamatório, cicatricial e anti-ulcerogênico na gengiva de cães nos dias dois, quatro e seis do experimento.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/786
Appears in Collections:Ciência Animal (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALLANA JESSIKA BELLO LINO (1).pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ALLANA JESSIKA BELLO LINO348.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.