Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/793
Título: Efeito da simulação de dragagem na comunidade macrobentônica no infralitoral inconsolidado costeiro na região do porto de Vitória - ES
Autor(es): Dornellas Neto, Eurico Jose
Orientador(es): Krohling, Werther
Palavras-chave: Recuperação - Zoobentos - Perturbação - Syllidae - Onuphidae - Oportunistas
Data do documento: 31-Mar-2014
Resumo: As comunidades de invertebrados bentônicos encontrados em ambientes marinhos costeiros estão sujeitas a inúmeras possibilidades de distúrbios, sejam elas naturais como alterações do hidrodinaminsmo ou antrópicos como poluição, pesca de arrasto e dragagens. O presente estudo objetivou avaliar durante oito semanas (dois meses) os impactos causados por uma simulação de dragagem sobre comunidade macrobentônica no infralitoral costeiro na região próxima ao Porto de Vitória em Vila Velhas – ES. Para realizar o estudo comparou-se a comunidade de invertebrados bentônicos quanto a abundância, riqueza, diversidade e parâmetros do sedimento (granulometria e teor de matéria orgânica) de uma área com simulação de distúrbio (Tratamento) e uma área sem distúrbio (Controle). Uma semana após o distúrbio as duas áreas apresentavam a composição da comunidade semelhante quanto as variações dos valores de abundância, riqueza e diversidade. No entanto, após a sexta semana os valores de ANOSIM demonstraram dissimilaridade significante entre as áreas de estudo. A área Tratamento apresentou características da composição granulométrica composta predominante por areia grossa, areia média, cascalho e espécies oportunistas. Enquanto a área Controle apresentou características de agrupamentos entre areia fina, lama, teor de matéria orgânica e organismos bioconstrutores (Poliquetas tubicolas e moluscos). Tais características são notadas devido a organismos bioconstrutores, que ajudam a estabilizar o sedimento retendo partículas de sedimento mais finas. No entanto, tais diferenças entre as áreas não foram significantemente diferentes. Ao fim do estudo concluiu-se que não houve efeitos significativos na simulação de dragagem para a comunidade, pois os macroinvertebrados bentônicos da região estudada demonstraram alto nível de recolonização.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/793
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE EURICO JOSE DORNELLAS NETO.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE EURICO JOSÉ DORNELLAS NETO360.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.