Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/798
Título : Avaliação da ocorrência de transmissão vertical e estudo molecular de Adenoviridae, Iridoviridae, Reoviridae e Picobirnaviridae em Caretta caretta e Chelonia mydas de vida livre
Autor : Oliveira, Ana Paula Jejesky de
metadata.dc.contributor: Rossi Junior, João Luiz
Vicentini, Fernando
Palabras clave : Caretta caretta - Chelonia mydas - Conservação - Vírus - Monitoramento - Saúde
Fecha de publicación : 30-oct-2020
Resumen : As tartarugas-marinhas são susceptíveis a vários agentes patogênicos causadores de enfermidades. Apesar de doenças infecciosas serem um fator de mortalidade natural, a antropização ambiental fragiliza mecanismos fisiológicos e imunológico predispondo as espécies a vários patógenos, onde a redução da população agrava problemas ligados à conservação. Os patógenos e sua interferência na estrutura populacional de cada espécie devem ser alvo de estudos constantes, particularmente para o caso de hospedeiros que circulam por áreas amplas e por longo tempo como as tartarugas-marinhas, favorecendo a dispersão viral. A tese é dividida em três capítulos. No primeiro é apresentado a busca por vírus de DNA (Adenoviridae e Iridoviridae) e RNAfd (Reoviridae e Picobirnaviridae) nas espécies Chelonia mydas e Caretta caretta no Estado do Espírito Santo. Mediante uma extensa investigação por meio da técnica de PCR, foram utilizados iniciadores para regiões conservadas dentro das famílias virais pesquisadas neste estudo. Rastreando amostras de ovos, swabs da progenitora (ocular e cloacal), fragmentos de tecido (baço, fígado e intestino). Foi obtido positividade para adenovírus e picobirnavirus. Apresentamos a descoberta de adenovírus e picobirnavirus, até o momento nunca descritos para tartarugas-marinhas. Este achado demonstra a importância de levantamentos que contribui para o conhecimento da diversidade viral local. Informações como essas podem ajudar a embasar medidas de manejo efetivas para a conservação, atendendo ao conceito de Saúde Única. No segundo capítulo, a partir das análises da sequência de adenovírus encontrada nas fezes de Chelonia mydas, buscou-se evidências sobre a coevolução e os possíveis fatores associados à presença dos vírus encontrados. De acordo com as análises filogenéticas da sequência é possível estarmos diante de uma nova espécie de adenovírus, podendo ainda ser sugestiva de uma nova linhagem próxima de Aviadenovirus. O terceiro e último capítulo aborda a avaliação da transmissão vertical dos vírus de DNA e RNAfd encontradas em amostras biológicas das espécies Chelonia mydas e Caretta caretta. Os resultados obtidos em amostras de ovos, swabs da progenitora e intestino de filhotes coletados na Ilha da Trindade/ES, Regência/ES e Vitória/ES revelaram negatividade para os vírus testados utilizando a técnica de PCR. A transmissão vertical não pode ser confirmada. No entanto, a contaminação de ovos parece possível pelo menos para vírus de RNAfd como Picobirnavirus, resultado obtido por Eletroforese em gel de poliacrilamida.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/798
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Teses)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE DE ANA PAULA JEJESKY DE OLIVEIRA .pdfTESE FINAL DE JANA PAULA JEJESKY DE OLIVEIRA328.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.