Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/811
Título: História e memória dos residentes do Hospital Pedro Fontes
Autor(es): Oliveira, Marco Aurélio Bomfim de
Orientador(es): Angelo, Vitor Amorim de
Palavras-chave: Hanseníase - Hospitais - Doença de hanseníase - Pacientes hospitalizados - Memória
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de resgatar as memórias e experiências vivenciadas por pacientes acometidos por hanseníase no passado e que sofreram isolamento compulsório. O leprosário de Itanhenga, hoje Hospital Pedro Fontes, foi a única instituição de retaguarda no estado para a internação compulsória de portadores de hanseníase. Entrevistamos quatro ex-pacientes que residem até hoje no hospital e colhemos o relato de suas histórias de vida sobre o período de internação. Apresentamos um breve histórico sobre a hanseníase no Brasil e no estado do Espírito Santo, além do desenvolvimento da memória ao longo do tempo até os dias de hoje. As entrevistas demonstram que durante a internação obrigatória os pacientes tiveram que se superar para enfrentar o isolamento e aspectos importantes para a vida das pessoas, muitos foram separados dos seus filhos recém-nascidos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/811
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MARCO AURÉLIO BOMFIM DE OLIVEIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MARCO AURÉLIO BOMFIM DE OLIVEIRA1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.