Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/856
Título: Influência de diferentes protocolos de medicação pré-anestésica nos parâmetros cardiorrespiratórios de cadelas submetidas à cirurgia eletiva
Autor(es): Mergar, Eduardo Agrizzi
Orientador(es): Braga, Fabio Ribeiro
Palavras-chave: Acepromazina - Dexmedetomidina - Metadona - Parâmetros cardiorrespiratórios - Cadelas
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: A busca da anestesia balanceada na prática veterinária vem se atualizando de acordo com os anos, mas ainda não se tem um único protocolo superior. Uma vez que os protocolos variam nas suas estabilidades hemodinâmicas, o presente estudo retrospectivo tem o objetivo de comparar os parâmetros defrequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e fração expirada de CO2 (EtCO2) de cadelas submetidas a ovariohisterectomia no Hospital Veterinário Professor Ricardo Alexandre Hippler nos anos de 2019 e 2020, a partir de fichas de acompanhamento anestésico. Foram avaliadas 24 fichas, que tiveram como protocolo de medicação pré-anestésica (mpa), via intramuscular (IM), acepromazina ou dexmedetomidina combinadas com metadona ou morfina e divididas em três grupos, acepromazina/morfina (AMO), acepromazina/metadona (AME) e dexmedetomidina/metadona (DME), todos os animais tiveram isoflurano como manutenção anestésica e propofol como indutor, com o objetivo de determinar qual o protocolo tem a menor chance de desenvolver intercorrências como bradicardia, hipotensão e hipocapnia. Os valores médios e desvio padrão de cada parâmetro e grupo foram considerados para a comparação. Os resultados quando comparados os grupos em pares foram feitos a partir da técnica estatística de regressão logística múltipla e os três grupos entre si a partir de ordinary one-way ANOVA. Os resultados médios para o parâmetro de FC foram de 74±15 bpm para o grupo AMO, 73±18 bpm para AME e 77±17 bpm para DME, quanto à pressão arterial sistólica, 98±14 mmHg para AMO, 109±15 mmHg para AME e 116±23 para DME, e por fim, para EtCO2, 39±6 mmHg para AMO, 40±5 mmHg para AME e 35±8 mmHg para DME. Sendo assim, o grupo composto por acepromazina e metadona é o que apresenta a menor chance deapresentar intercorrências trans cirúrgicas, apesar de não existir diferença significante entre os resultados.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/856
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO FINAL DE EDUARDO AGRIZZI MERGAR.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE EDUARDO AGRIZZI MERGAR627.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.