Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/862
Título : Baratas semiaquáticas e seu papel funcional na dinâmica de riachos de Mata Atlântica (ES)
Autor : Borelli, Miliane Fardim
metadata.dc.contributor: Kiffer Junior, Walace Pandolpho
Palabras clave : Macroconsumidores - Qualidade nutricional - Condicionamento microbiano - Decomposição
Fecha de publicación : 26-mar-2020
Resumen : As baratas semiaquáticas constituem um dos táxons macroconsumidores presentes em riachos da Mata Atlântica, mas estudos que avaliam sua participação no processo de decomposição de detritos foliares continuam inexistentes. As baratas semiaquáticas podem exercer um papel complementar ao de outros invertebrados fragmentadores, pois esses organismos podem possuir enzimas celulolíticas e lignilíticas capazes de digerir tecidos foliares recalcitrantes e que não são utilizados por fragmentadores típicos. O objetivo deste estudo é investigar o papel funcional das baratas semiaquáticas na cadeia de detritos de riachos da Mata Atlântica, avaliando as taxas de consumo e produção de matéria orgânica particulada fina (MOPG) de detritos foliares de diferentes qualidades nutricionais e durezas e comparada com a performance de larvas do fragmentador T. gracilis. Também foi investigada a importância do condicionamento microbiológico dos detritos para avaliar a importância do condicionamento no comportamento alimentar das baratas. As baratas não exibiram preferência alimentar pelos detritos ofertados e consumiram quantidades significativas de ambos os detritos foliares. As larvas de T. gracilis consumiram apenas os detritos de M. chartacea e rejeitaram os detritos de M. lineata. No experimento monodieta, as ninfas das baratas consumiram ambos os detritos, condicionados e não condicionados. As larvas de T. gracilis consumiram maiores quantidades dos detritos de M. chartacea condicionados e não condicionados. Ao final do experimento, a taxa de sobrevivência média das ninfas das baratas foi maior que das larvas. Devido a distribuição restrita das baratas associadas aos acúmulos de detritos parcialmente submersos, nosso estudo fornece suporte a importância da heterogeneidade de habitats nos riachos para a manutenção estrutural e funcional dos sistemas aquáticos de pequena ordem. Adicionalmente, sugere que a participação das baratas semiaquáticas não deve ser negligenciada, visto que, avaliações funcionais nos sistemas aquáticos com presença destes organismos podem ser subestimadas.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/862
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE MILIANE FARDIM BORELLI.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MILIANE FARDIM BORELLI781.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.