Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/873
Título : Segurança pública: relação entre violência e exoneração de servidores públicos da saúde
Autor : Bevilacqua, Sabrina Tiradentes Ferreira
metadata.dc.contributor: Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palabras clave : Segurança - Sistema Único de Saúde - Violência - Vulnerabilidade em saúde
Fecha de publicación : 30-nov-2015
Resumen : Objetivo: Verificar a relação entre violência e exoneração de servidores públicos da saúde de Vitória/ES/Brasil. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva realizada por meio de análise documental de arquivos dos profissionais de saúde que trabalharam em Vitória/ES/Brasil no período de março de 2010 a março de 2014. Os dados foram analisados, descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático de Bardin. Resultados: Foram encontradas 135 exonerações efetivadas, sendo que destas 92 foram motivadas por algum tipo de violência sofrida pelo profissional durante o exercício de sua função. Dos servidores públicos 57 eram médicos, 23 eram enfermeiros e 12 eram técnicos em enfermagem. As ocorrências e tipos de violências mais comuns foram: 89 verbais, 4 físicas e 3 sexuais. Conclusões: O estudo conclui que a maioria das exonerações foram motivadas pela violência, sendo a agressão verbal a mais prevalente. Os médicos são os profissionais que mais exoneraram e as mulheres são as que mais sofreram violência.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/873
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE SABRINA TIRADENTES FERREIRA BEVILACQUA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE SABRINA TIRADENTES FERREIRA BEVILACQUA162.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.