Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorTeixeira, Cesar Pinheiro-
dc.contributor.authorGervasio, Jonathan Bruno Blunck-
dc.date.accessioned2022-05-04T12:53:25Z-
dc.date.available2022-05-04T12:53:25Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/882-
dc.description.abstractDiante de um cenário político brasileiro frequentemente descrito por uma ampla gama de diferentes vozes como algo marcado pela corrupção e ineficiência dos serviços da administração pública, os órgãos de controle merecem um olhar mais atento e cauteloso. Todo governante eleito democraticamente se dispõe a assumir responsabilidades sujeitas ao controle pelo próprio cidadão ou por instituições do Estado especialmente constituídas para exercer tal controle. O órgão de controle interno na estrutura da administração pública brasileira foi previsto no texto constitucional como um mecanismo de fiscalização inserido no seio das organizações, trata-se de uma possibilidade de autocontrole administrativo realizado por auditores internos. No presente trabalho procurou-se compreender os conflitos oriundos da atuação desse órgão nas rotinas internas de uma organização pública considerando que essa função geralmente é marcada por uma relação de conflito entre a figura do auditor e do auditado, que pode ser compreendido como uma tensão social. Uma das representações mais comuns deste conflito coloca os profissionais dos órgãos de controle interno como antagonistas da gestão, propiciando uma constante relação de luta e desconfiança entre controladores e controlados e um descompasso nas suas atuações em virtude de considerável sentimento de medo envolvido no relacionamento de ambos, sendo os agentes de controle interno notados com certa resistência na administração pública. A busca pela compreensão desses conflitos foi realizada a partir da análise documental do Plano Anual de Fiscalização de 2020 e, posteriormente, realização de um grupo focal com a equipe de auditoria responsável pelos Relatórios de Auditoria, bem como entrevista com agentes públicos diretamente envolvidos na relação de conflito oriunda da atuação dos auditores internos. O que cooperou substancialmente para o acesso e a análise das informações coletadas foi o fato da pesquisa está sendo realizada por um auditor interno exercendo um cargo comissionado de Controlador-Geral, assim foi possível estar e vivenciar os dois lados da mesma moeda compreendendo ao final que que não se trata de um conflito de heróis e vilões, porque nem todo agente público é corrupto e nem todo agente de controle é um modelo de moral a ser seguido, e que apesar de ambos possuírem valores divergentes na administração pública, são extremamente necessários para alcance do interesse público.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectHierarquiapt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleAnálise do conflito oriundo da atuação dos agentes de controle interno da administração pública municipal de Colatina/ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoFaced with a Brazilian political scenario often described by a wide range of different voices as something marked by corruption and inefficiency of public administration services, control bodies deserve a closer and more cautious look. Every democratically elected ruler is willing to assume responsibilities subject to control by the citizen himself or by State institutions specially constituted to exercise such control. The internal control body in the structure of the Brazilian public administration was foreseen in the constitutional text as an inspection mechanism inserted within the organizations, it is a possibility of administrative self-control carried out by internal auditors. In the present work, we sought to understand the conflicts arising from the performance of this body in the internal routines of a public organization, considering that this function is usually marked by a relationship of conflict between the figure of the auditor and the auditee, which can be understood as a social tension. . One of the most common representations of this conflict places the professionals of the internal control bodies as antagonists of management, providing a constant relationship of struggle and distrust between controllers and controlled and a mismatch in their actions due to the considerable feeling of fear involved in the relationship of both. , with internal control agents being noticed with some resistance in the public administration. The search for understanding these conflicts was carried out based on the document analysis of the 2020 Annual Inspection Plan and, later, a focus group was held with the audit team responsible for the Audit Reports, as well as an interview with public agents directly involved in the relationship of conflict arising from the performance of internal auditors. What contributed substantially to the access and analysis of the information collected was the fact that the research is being carried out by an internal auditor exercising a commissioned position of Controller-General, so it was possible to be and experience both sides of the same coin, understanding in the end that that it is not a conflict of heroes and villains, because not every public agent is corrupt and not every control agent is a moral model to be followed, and that despite both having divergent values in public administration, they are extremely necessary to reach of the public interest.pt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JONATHAN BRUNO BLUNCK GERVASIO (1).pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JONATHAN BRUNO BLUNCK GERVASIO758.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.