Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/893
Título: Análise de fatores preditivos de morbimortalidade em pacientes acometidos pela Covid-19 internados em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Tótola, Henrique Gobbi
Orientador(es): Lenz, Dominik
Palavras-chave: Coronavírus - SARS-CoV-2 - Marcadores inflamatórios - Doença grave - Comorbidades - Tomografia de tórax
Data do documento: 27-Jan-2022
Resumo: Objetivo: O objetivo do trabalho é analisar os fatores associados a mortalidade em indivíduos internados acometidos por COVID-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital do Espírito Santo, Brasil. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, com coleta de dados de prontuário. Foram avaliados comorbidades prévias e complicações associadas à internação; hematimetria, avaliação de coagulação, dosagem de marcadores inflamatórios, função renal, indicadores de oximetria e comprometimento pulmonar em tomografia de tórax. Desfecho primário estudado foi mortalidade, categorizado por tempo de internação em UTI e tempo de internação hospitalar. A análise bivariada identificou em uma amostra de 163 pacientes (64 óbitos e 93 sobreviventes) os seguintes fatores associados a mortalidade: idade>60 anos, ventilação mecânica, ventilação mecânica> 14 dias, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença cardíaca, doença cerebrovascular, uso de oxigênio suplementar na admissão, insuficiência renal aguda dialítica, pneumonia bacteriana secundária, arritmia aguda pós COVID-19, infecção de corrente sanguínea, lesão renal aguda, anemia, plaquetopenia, elevação de desidrogenase lática e elevação de D-dímero. Na análise multifatorial com o modelo de risco proporcional Cox Survival Hazard, quando categorizados por tempo de internação hospitalar e por tempo de internação em UTI, somente as variáveis ventilação mecânica e anemia tiveram valor estatístico significante. Conclusão: Este trabalho identificou que anemia na admissão e a necessidade de ventilação mecânica durante a internação em UTI são variáveis independentes para predição de mortalidade, na população estudada.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/893
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE HENRIQUE TÓTOLA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE HENRIQUE GOBBI TÓTOLA1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.