Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/909
Título: Coloração da plumagem, investimento parental e sucesso reprodutivo no canário-da-terra (Sicalis flaveola)
Autor(es): Barcellos, Marcello Henrique Hygino
Orientador(es): Soares, Charles Gladstone Duca
Palavras-chave: Compensação reprodutiva - Cuidado parental - Esforço maternal - Pigmentos de carotenoide
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: A ornamentação da plumagem é determinante na escolha de parceiros para muitas espécies de aves, atuando como um sinal confiável de qualidade do indivíduo. A coloração da plumagem pode predizer o sucesso reprodutivo e o investimento parental de um indivíduo e de seu parceiro social. No entanto, o investimento parental pode vir a ser o fator mais importante para o recrutamento dos filhotes. Em uma população silvestre de canário-da-terra (Sicalis flaveola), uma espécie socialmente monogâmica com maturação tardia da plumagem em ambos os sexos e cuidado biparental, foi feita a captura, monitoramento e gravação dos casais reprodutivos em caixas-ninho. Foi investigado se a classe social (i.e. coloração da plumagem dependente da idade e sexo) sinaliza a qualidade individual (i.e. índice de condição corporal e ectoparasitismo) e o investimento parental (i.e. taxa de visitas, tempo no ninho e remoção de sacos fecais) do indivíduo e de seu parceiro reprodutivo. Também foi investigado se o sucesso de nidificação (i.e. probabilidade de um filhote sair do ninho com sucesso) pode ser previsto pelo investimento parental pós-eclosão e classe social dos pais. Foi encontrada uma menor quantidade de ectoparasitas nos indivíduos de plumagem amarela, e o investimento parental dos machos pareados com fêmeas pardas foi maior. Fêmeas investem significativamente mais do que machos na prole e tendem a investir mais na prole de machos amarelos do que pardos. Não houve relação entre o sucesso reprodutivo e o padrão de coloração ou o investimento dos parentais. Esses resultados sugerem que a coloração amarela no canário-da-terra prediz condições de saúde (carga parasitária) do indivíduo e pode influenciar o investimento parental de um parceiro reprodutivo.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/909
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MARCELLO HENRIQUE HYGINO BARCELLOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MARCELLO HENRIQUE HYGINO BARCELLOS844.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.