Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/960
Título: Uso de probióticos em terapia de resgate no transtorno depressivo maior resistente ao tratamento convencional
Autor(es): Navarro Júnior, Jairo Izidro Rossetti
Orientador(es): Campagnaro, Bianca Prandi
Palavras-chave: Probióticos - Transtorno depressivo maior - Kefir
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é o mais prevalente dos transtornos de humor e acomete aproximadamente 4,4% da população mundial. Apesar do progresso no tratamento do TDM, menos de 50% dos pacientes alcança remissão após um tratamento farmacológico, associado à psicoterapia. O presente estudo constatou que a associação de kefir ao tratamento convencional trouxe importante melhora clínica às pacientes (conforme aplicação da Escala de Hamilton para depressão) e demonstrou relevante ação anti-inflamatória, fato demonstrado pela redução significativa dos níveis de IL-6, PCR, VHS e insulina total. Apesar da amostra ser relativamente pequena, o estudo evidenciou grande eficácia do tratamento do Transtorno Depressivo Maior com probióticos quando comparado ao tratamento padrão. Portanto, constata-se que a terapia adjuvante com probióticos pode ser uma importante estratégia para o tratamento do TDM. Mais estudos são necessários para que tal possibilidade seja confirmada.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/960
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JAIRO IZIDRO ROSSETTI NAVARRO JÚNIOR.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JAIRO IZIDRO ROSSETTI NAVARRO JÚNIOR425.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.