Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/975
Title: | Educação em direitos humanos e a efetivação das políticas públicas de formação docente em Vila Velha- ES |
Authors: | Araujo, Luciene Vianna de |
metadata.dc.contributor: | Costa, Marco Aurélio Borges |
Keywords: | Direitos humanos - Educação - Formação docente - Políticas públicas |
Issue Date: | 24-Mar-2023 |
Abstract: | O que se pretendeu com esse estudo foi saber se os docentes que compõem a formação continuada do Município de Vila Velha possuem conhecimento em matéria de Direitos Humanos, que possam refletir diretamente na inclusão social e na dignidade humana. Diante deste problema, pretendeu-se responder à questão crucial desta pesquisa: “Os professores que ministram a formação continuada, conhecem a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos (2011)”? Sendo assim, no tópico inicial da pesquisa, foi descrito vasto contexto histórico da Educação em Direitos Humanos. Logo foi abordado a formação docente e práticas pedagógicas em direitos humanos, e suas relações que aludem a aspectos de políticas públicas em direitos humanos, unidos à educação. Buscou-se descrever como a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos, e a Educação em Direitos Humanos primam por atividades de formação continuada e divulgação de informações destinadas a criar um campo nos direitos humanos para a cultura de paz, utilizando a construção de conhecimentos e a formação de atitudes. Partimos da hipótese de que é preciso criar diretrizes para se colocar em prática as mudanças, por isso, o produto técnico produzido em decorrência da presente pesquisa foi uma Minuta de DIRETRIZES para Formação de Professores voltadas para os Direitos Humanos no município de Vila Velha – ES. A investigação foi realizada entre julho/2022 a dez/2022, tendo como campo empírico, o local de formação de professores de Vila Velha, em que a autora também faz parte da equipe. O estudo contou com amplo levantamento bibliográfico, abarcando resoluções e leis, na perspectiva de mapear como as políticas educacionais são contempladas no processo de formação continuada de professores. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de questionário, tendo a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos homologada em 2011, como pilar norteador. Ao final da pesquisa, ficou corroborado a lacuna na formação continuada do município, evidenciando a necessidade de elaboração de diretrizes norteadora para a formação permanente e continuada em direitos humanos na educação de Vila Velha. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/975 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENE VIANNA DE ARAUJO .pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENE VIANNA DE ARAUJO | 572.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.