Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/988
Título: Composição e atividade biológica de extratos de folhas de Psidium Myrtoides (O. Berg)
Autor(es): Santos, Matheus Campos dos
Orientador(es): Scherer, Rodrigo
Palavras-chave: Psidium myrtoides - Sinergismo - C. glabrata - C. parapsilosis
Data do documento: 24-Fev-2022
Resumo: A bioprospecção de substâncias bioativas a partir da biodiversidade brasileira é necessária para a descoberta de novos fármacos e valorização das espécies nativas. O objetivo do presente trabalho foi produzir extratos brutos e suas frações a partir das folhas de P. myrtoides, nos quais investigou-se a composição química por HPLC-UV, quantificação de flavonoides totais, o potencial antioxidante, antibacteriano, antifúngico, e sinérgico com antibiótico e antifúngicos. Uma hidrólise ácida foi realizada nos extratos para a quantificação de flavonoides em equivalentes de quercetina, nos quais apresentaram as maiores concentrações os extratos Acetato de etila (62mg/g) e Etanol 80% (11mg/g). Esses dois extratos apresentaram maiores concentrações de flavonoides totais e atividade antioxidante. Quanto a atividade antibacteriana, o extrato hexânico obteve melhor ação da concentração inibitória mínima (CIM) para E. faecium (64µg/mL) e S. aureus (32 µg/mL), além de ter sido letal a S. epidermidis em 256 µg/mL. Para os fungos, todos os extratos tiveram forte ação da CIM contra cepas de Candida spp. por terem inibido o crescimento dos microrganismos em concentrações menores que 100 µg/mL (Cos et.al, 2012). O Etanol 80% teve CIM frente as leveduras nos valores inferiores a 16 µg/mL. No método Checkboard, a interação extrato Hexânico/Tetraciclina em bactérias demonstrou a redução da CIM do antibiótico em 9x para S. epidermidis. Para os fungos, a interação do extrato Acetato de etila/Fluconazol apresentou redução de 7x e 6x da CIM do fluconazol para C. glabrata e T. rubrum. Enquanto a combinação Acetato de Etila/Anfotericina B apresentou melhor ação sinérgica frente a C. albicans, C. glabrata, C. parapsilosis e T. rubrum, e o valor da CIM para a anfotericina B diminuiu em 4, 7, 3 e 3 vezes para as cepas. Os resultados apresentados fornecem evidências para investigar mecanismos de ação e o potencial terapêutico para os extratos Acetato de atila e Etanol 80% in vivo. Por fim, a combinação extrato/antibiótico-antifúngico pode ser uma alternativa terapêutica a infecções bacterianas e fúngicas, no intuito de diminuir a resistência dos microrganismos, além de efeitos hepato e nefrotóxicos causados pela anfotericina B.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/988
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MATHEUS CAMPOS DOS SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MATHEUS CAMPOS DOS SANTOS2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.