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Título : Política pública e educação : a modalidade de ensino EJA como referencial de inclusão social
Autor : Bissoli, Isid Angelo Martins
metadata.dc.contributor: Siqueira, Maria da Penha Smarzaro
Palabras clave : Educação - Cidadania - Gestão pública - Política pública - Inclusão
Fecha de publicación : 21-nov-2012
Resumen : Esta dissertação trata da educação como veículo de transformação da realidade social brasileira. Em razão disso, buscamos descortinar o distanciamento patente entre essa realidade e a intenção do Estado em “investir” na concretude de um processo educacional que efetivamente retome a desconstrução histórica das injustiças sociais no âmbito das desigualdades e da exclusão social impostas à boa parte da população brasileira. Questões tradicionalmente traduzidas no contexto estrutural de nossa sociedade, permanentes e evidenciadas em grandes dimensões até o final do século XX, adentram o século XXI e exigem do poder público brasileiro soluções efetivas. Esse contexto social evidencia a desarticulação entre a lógica contida no aparato formal normativo-educacional idealizado para a EJA – Educação de Jovens e Adultos, instituído por projeto político, e as promessas de implementação de princípios constitucionais nele insertos. Nesta perspectiva, buscamos investigar o Projeto da EJA, seus direcionamentos enquanto projeto de inclusão social e resultados do mesmo no âmbito das políticas públicas educacionais estabelecidas no município de Guarapari/ES. Para tanto, investigamos a educação sob a ótica histórica e sociológica, bem como, retratamos a desigualdade social como condicionante da exclusão da clientela objeto deste estudo, contextualizando-a genericamente em termos de Brasil e especificando-a nas instâncias municipais. E, por fim, objetivamos a avaliação dessa política pública, por meio da análise do instrumental e da proposta da EJA posta em prática pelo poder municipal de Guarapari/ES, a fim de verificar a existência de respostas práticas da EJA, tratando-se de direcionamentos de inclusão social e mudanças sociais na clientela em questão. Para a consecução da presente pesquisa optamos por um trabalho bibliográfico explicativo com o auxílio de uma pesquisa empírica para complementar o debate teórico. No entanto, independentemente da implementação de políticas públicas direcionadas à consagração do direito à educação de jovens e adultos com baixa escolarização, nossa pesquisa nos conduz ao entendimento de que este direito, embora efetivado politicamente, ainda não alcançou em nossa sociedade uma função reparadora tratando-se dos elementos indispensáveis para a plena cidadania pelo viés da educação como parte dos direitos de todo cidadão brasileiro. Portanto, o desafio permanece em aberto . Palavras-chave : Educação, cidadania, gestão pública, política
URI : http://repositorio.uvv.br//handle/123456789/153
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais (Dissertações)

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