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https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/620
Título : | Sobre os processos de invisibilidade dos debates de gênero e orientação sexual no plano estadual de educação: uma conversa com os cotidianos de uma escola estadual de ensino médio e outros contextos |
Autor : | Zamprogno, Daniela Braga Araújo |
metadata.dc.contributor: | Gomes, Maria Regina Lopes Campos, Carmen Hein de |
Palabras clave : | Orientação Sexual - Identidade de Gênero - Cotidianos de escolas - Currículos - Exclusão - Plano Estadual de Educação |
Fecha de publicación : | 29-mar-2017 |
Resumen : | Esta dissertação, insere-se nos estudos e debates da linha de pesquisa Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e tem como como objeto de estudo as problematizações das práticas de violências homofóbica e transfóbica realizadas nos cotidianos de escolas, considerando os desdobramentos das diretrizes curriculares estabelecidas no Plano Estadual de Educação. O desejo de compreender e visibilizar os mecanismos e interesses históricos, sociais, culturais e políticos que provocaram a retirada da pauta o debate das diversidades de gêneros do PEE – Plano Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo – e os desdobramentos dessa medida nas praticas políticas cotidianas, como uma possibilidade de fortalecimento de práticas excludentes, aproxima-nos de uma escola estadual de ensino médio, objetivando compreender os desdobramentos dos indicativos curriculares, prescritos no PEE, em relação aos debates de gênero nas práticas docentes, nos currículos e na (re)produção de violências homofóbica/transfóbica nos cotidianos, a fim de problematizar os processos de exclusão produzidos. Como caminho teóricometodológico-epistemológico e político, lança mão dos estudos e pesquisas com os cotidianos como um modo de aproximação dos cotidianos da escola. As imagens narrativas e as conversas com os praticantes dos cotidianos da escola foram usadas como procedimentos para produção dos dados. Acredita-se que a retirada das expressões “gênero” e “orientação sexual” no Plano Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo, pode afetar os processos de (re) produção dessas violências, as práticas docentes e os currículos realizados nas escolas. Uma conversa com o deputado estadual que propôs a retirada das expressões supracitadas do PEE também foi realizada na tentativa de compreender as motivações dessas atitudes, considerando a luta por uma sociedade justa, solidária e acolhedora para todas as pessoas. |
URI : | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/620 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado |
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