Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/628
Título : O Projovem como mecanismo de ressocialização e inclusão social
Autor : Lopes, Jhonatan Silvares
metadata.dc.contributor: Herkenhoff, Hemrique Geaquinto
Palabras clave : Projovem - Ressocialização carcerária - Inclusão social - Violências - Criminalidades
Fecha de publicación : 11-ago-2016
Resumen : Num cenário social em que vemos uma corrida na busca desenfreada por meios e mecanismos para se reduzir os índices de criminalidade e violência, nossa pesquisa verificou a eficácia do projeto de inclusão social Projovem, como um mecanismo de ressocialização e inclusão social. Considerando que esse projeto foi realizado no Complexo Penitenciário do Xurí, esta pesquisa trouxe um breve relato sobre outros programas de mesmo caráter, tornando possível uma leitura perceptiva dos objetivos desses projetos fazendo uma comparação entre o Projovem, interesse de nossa pesquisa, e os demais cursos que funcionam em nosso país. Tivemos o cuidado de analisar o espaço da atividade do projeto, no nosso caso específico, o presídio, caracterizando-o sobre vários aspectos: espaço físico, capacidade de lotação e estrutura. Sendo assim, estudamos a relevância do referido programa de inclusão social Projovem e procuramos identificar e dar visibilidade, por meio da metodologia da pesquisa adotada, às propostas de ensino e objetivos do programa além da sua contribuição na redução dos índices de violência e reincidência criminal dos jovens em situação de privação de liberdade. A pesquisa intenciou fazer uma análise da eficácia desse programa e de sua metodologia de ensino como políticas públicas que podem contribuir para que os internos avancem em seu processo de ressocialização. Como caminho metodológico para atender aos objetivos pensados, fizemos levantamentos de alguns dados que foram usados como indicadores deste estudo, já usados em pesquisas de natureza semelhante, caracterizamos a população carcerária pelo grau escolaridade dos indivíduos, etnia e idade, e realizamos entrevistas com os sujeitos envolvidos como um modo de evidenciar os benefícios trazidos pelo programa e o seu caráter contributivo no processo de ressocialização e inclusão social dos presos, que é a nossa aposta política da pesquisa.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/628
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE JHONATAN SILVARES LOPES ATUALIZADA.PDFDISSERTAÇÃO FINAL DE JHONATAN SILVARES LOPES1.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.