Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/633
Título: | Processos de constituição de violências em contextos escolares em sua articulação com outras redes de contextos de vida dos estudantes-adolescentes: uma aposta na escola como espaçotempo de potência e ampliação da vida |
Autor(es): | Grippa, Josimar Barbosa |
Orientador(es): | Gomes, Maria Regina Lopes Ferrão, Erika da Silva |
Palavras-chave: | Cotidianos - Violências - Fracasso escolar - Potência da vida |
Data do documento: | 7-Mar-2016 |
Resumo: | O texto apresenta uma investigação sobre os processos de constituição das violências em contextos escolares, em sua articulação com outras redes de atenção e atendimentos às crianças, adolescentes e jovens, problematizando as praticaspolíticas e os modos de produção do fracasso escolar, tratado na pesquisa como uma violação dos direitos de aprendizagem desses estudantes. Intenciona pensar as praticaspolíticas de produção das violências nos enredamentos desses contextos. Para tanto, usa as teorizações dos estudos dos cotidianos pela compreensão de que, nesses contextos, estão coexistindo as múltiplas dimensões e circunstâncias de constituição dessas praticaspolíticas que enredam os saberes, fazeres, valores, poderes, afetos, significados e culturas docentes e discentes. Metodologicamente, assume a pesquisa com os cotidianos para essas problematizações e Michel de Certeau (1994; 1995; 1996) como principal intercessor dos diálogos e conversas com os praticantes que habitam os contextos de realização da pesquisa. Como procedimentos de produção dos dados, os usos de vídeos e imagens, as rodas de conversas com os estudantes, professores, pais e com a comunidade foram usadas como possibilidades, como maneiras de transitar, de ir ao encontro e acompanhar os processos de constituição dessas praticaspolíticas que nos interessam na pesquisa. Afirma que o fracasso escolar, como um dos fios das violências sofridas por esses estudantes-praticantes, contribui com a desistência e abandono da escola, e aposta nas práticas de amorosidade como potência para expansão da vida desses sujeitos pelo conhecimento. Defende, ainda, que as práticas de amorosidade que, permanentemente, são vividas entre eles nos espaçostempos da escola potencializam e ampliam uma vida, por meio do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/633 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE JOSIMAR BARBOSA GRIPPA.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE JOSIMAR BARBOSA GRIPPA | 6.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.