Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/635
Título: Produção acadêmica brasileira sobre adolescentes em conflito com a lei a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq
Autor(es): Rocha, Leidiane Santana
Orientador(es): Rosa, Pablo Ornelas
Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palavras-chave: Plataforma lattes - Adolescente a quem se atribui a prática de ato infracional - Periódicos Qualis
Data do documento: 9-Mar-2016
Resumo: Este estudo é do tipo quantitativo e descritivo e objetivou mapear os grupos de pesquisa do Brasil cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq que abordam questões relacionadas a adolescentes a quem se atribui a prática de ato infracional, para isto foi realizada uma pesquisa tendo como recorte no link de busca os descritores: “medida socioeducativa”, “adolescente em conflito com a lei”, “ato infracional” e “socioeducação”. Após identificar os grupos que tratam do tema em questão, foram investigadas informações referentes à produção científica dos líderes destes grupos através de levantamento nos seus respectivos Currículos Lattes no quadriênio 2012-2015. Também foi realizada uma investigação no banco de dados Periódicos Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para verificar a classificação dos periódicos em que foi publicada a produção acadêmica ora pesquisada, de acordo com as áreas de conhecimento declaradas pelos respectivos Grupos de Pesquisa. Por fim foram analisados os títulos de todas as publicações para verificar se os autores utilizavam terminologias que indicam uma trajetória infracional do adolescente. Os dados do estudo apontam a existência de 27 grupos certificados por suas instituições, em sua maioria universidades públicas, concentram-se principalmente nas regiões Sudeste e Sul e foram criados a partir do ano de 2008. Estes grupos possuem 42 lideranças distintas, que juntos tiveram um total de 640 publicações no quadriênio pesquisado; destas, 123 relacionadas a adolescentes em conflito com a lei, sendo: 78 em livros e 45 em periódicos. Verificou-se que 20 publicações foram realizadas em periódicos classificados como B4 no sistema Periódicos Qualis. Constatou-se também que vários grupos não atualizados no Diretório tiveram líderes que publicaram algo referente à área pesquisada. Ao analisar os títulos das publicações verificou-se que apenas um autor utilizou o termo “jovem infrator” para identificar um de seus escritos, indicando que os autores tendem a não utilizar terminologias que sugere uma trajetória infracional do adolescente. Destacamos que estas são as primeiras aproximações sobre os grupos de pesquisa que estuda esta temática e não temos a intenção de identificar o “estado da arte e do conhecimento” destes grupos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/635
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LEIDIANE SANTANA ROCHA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LEIDIANE SANTANA ROCHA866.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.