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Título : A educação como força política para a (re)integração social: a visão dos cidadãos egressos do sistema prisional do Espírito Santo
Autor : Frugulhetti, Lívia Ferrari Heringer
metadata.dc.contributor: Gomes, Maria Regina Lopes
Ribeiro Júnior, Humberto
Palabras clave : Segurança Pública - Educação - Sistema prisional - (Re) integração social - Cidadãos Egressos
Fecha de publicación : 19-dic-2017
Resumen : O aumento e o perfil da população carcerária no Brasil chamam a atenção para a necessidade de estudos aprofundados sobre a função do sistema prisional, e para a necessidade de ações urgentes para a (re) integração social dos cidadãos egressos. O objetivo desta pesquisa aplicada foi compreender se, apesar de todo o caos vivenciado pelos detentos no sistema prisional, a educação contribuiu para a (re) integração social dos cidadãos egressos, criando potência e oportunidades de vida. A pesquisa é quanti-qualitativa, considerando um levantamento do número de cidadãos egressos do sistema prisional que são acompanhados pela Central de Atendimento ao Egresso e à Família e Central de Penas e Medidas Alternativas- CAEF-Grande Vitória. Para a produção desses dados, foi necessária uma aproximação com os cotidianos da CAEF para contato com os cidadãos egressos nos espaçostempos da Central de Atendimento. Como instrumento para produção dos dados, além dos registros cadastrais, usamos um instrumentoconversas como um modo de provocar conversas com o público participante e visibilizar a relação que foi estabelecida ou não com a educação e seus efeitos. A pesquisa pretendia compreender se a educação recebida produziu efeitos e outros sentidos de vida e se o incentivo à educação e as políticas públicas de acompanhamento do cidadão egresso contribuíram, possibilitando a (re) integração social, a redução dos impactos da estigmatização carcerária e a não-reincidência criminal. Para análise dos dados foi utilizada a estatística quantitativa descritiva, através do software SPSS, versão 20.0 do Windows. Com a pesquisa concluímos que, a educação é percebida pela maioria dos entrevistados como potência e oportunidade de vida, tendo contribuído de forma significativa e despertado nos cidadãos egressos a vontade de continuar estudando em busca por melhores chances no mercado de trabalho.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/637
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

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