Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/646
Título: | A contribuição da educação não formal para não cometimento do ato infracional: estudo de caso com adolescentes do Instituto João XXIII em Vitória (ES) |
Autor(es): | Fuentes, Rafaela Silva Lima |
Orientador(es): | Rodrigues, Viviane Mozine |
Palavras-chave: | Educação não formal - Adolescência - Ato Infracional |
Data do documento: | 30-Mai-2016 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre a relação entre a educação não formal e a sua contribuição para o não cometimento de ato infracional por parte de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo de caso com alunos egressos de uma instituição que desenvolve ações de educação não formal, o Instituto João XXIII em Vitória/ES. A pesquisa foi realizada com 12 ex-alunos que participaram de ações de educação não formal por um período mínimo de 2 anos – 2008 e 2009. Como instrumento de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, foi utilizada a entrevista semiestruturada. As análises das entrevistas foram feitas por meio do método da Análise de Conteúdo. Temos como resultados positivos: a inserção de 67% dos ex-alunos no ensino superior, a educação não formal como facilitadora do processo de construção de projetos de vida, o acolhimento, por parte dos profissionais, como marca do trabalho desenvolvido e preponderante para a continuidade dos adolescentes na instituição. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/646 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE RAFAELA SILVA LIMA FUENTES.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE RAFAELA SILVA LIMA FUENTES | 3.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.