Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/646
Título: A contribuição da educação não formal para não cometimento do ato infracional: estudo de caso com adolescentes do Instituto João XXIII em Vitória (ES)
Autor(es): Fuentes, Rafaela Silva Lima
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Mozine
Palavras-chave: Educação não formal - Adolescência - Ato Infracional
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O presente artigo discorre sobre a relação entre a educação não formal e a sua contribuição para o não cometimento de ato infracional por parte de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo de caso com alunos egressos de uma instituição que desenvolve ações de educação não formal, o Instituto João XXIII em Vitória/ES. A pesquisa foi realizada com 12 ex-alunos que participaram de ações de educação não formal por um período mínimo de 2 anos – 2008 e 2009. Como instrumento de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, foi utilizada a entrevista semiestruturada. As análises das entrevistas foram feitas por meio do método da Análise de Conteúdo. Temos como resultados positivos: a inserção de 67% dos ex-alunos no ensino superior, a educação não formal como facilitadora do processo de construção de projetos de vida, o acolhimento, por parte dos profissionais, como marca do trabalho desenvolvido e preponderante para a continuidade dos adolescentes na instituição.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/646
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE RAFAELA SILVA LIMA FUENTES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE RAFAELA SILVA LIMA FUENTES3.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.