Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/687
Título: Efeitos da pomada de óleo de copaíba em queimadura cutânea em rato
Autor(es): Giesbrecht, Patricia Caldeira Penna
Orientador(es): Souza, Vinícius Ricardo Cuña de
Palavras-chave: Cicatrização - Copaiffera - Óleo de copaíba - Queimadura - Ratos
Data do documento: 28-Fev-2011
Resumo: O processo de reparação cutânea após queimadura constitui um complexo mecanismo em que fatores como infecção, edema e inflamação prolongada contribuem para criação de cicatrizes hipertróficas, por vezes limitantes. Acidentes com animais domésticos envolvendo agentes causadores de queimadura tornaram-se rotina no consultório veterinário. Muitos recebem o primeiro atendimento com produtos de conhecimento popular para cicatrização, a maioria sem fundamentação científica. Este estudo pretende avaliar macro e microscopicamente os efeitos da pomada de óleo essencial de copaíba a 1% na cicatrização de queimadura cutânea induzida por metal aquecido. Para tal, foram utilizados 31 ratos Wistar, idade média de 223 dias, sete animais para biópsia de pele íntegra (dia 0) e o restante dividido em três grupos submetidos aos respectivos tratamentos: grupo controle, com higiene com solução salina; grupo placebo, tratado com pomada base sem princípio ativo e grupo óleo de copaíba (pomada de óleo essencial de copaíba a 1%). Acompanhados diariamente por um período de 30 dias, as características macroscópicas e fragmentos para histopatológica foram coletados nos dias 3,7,14 e 21 pós queimadura. O modelo linear estimado explicou 86,7% da variação das áreas do grupo controle, 91% do placebo e 89,6% copaíba. Todos os grupos tiveram retas altamente significativas (p = 0,0) com ângulos diferentes de zero e coeficientes angulares negativos (controle = -0,933; placebo = -0,954 e copaíba = -0,947) demonstrando que todas as feridas reduziram. Comparando o ângulo da reta do grupo pomada-teste com os outros percebe-se que seu valor foi maior e altamente significativo. Na avaliação macroscópica foi observa a ação anti-edematosa da pomada de óleo de copaíba a 1% na fase inflamatória aguda e redução significativa no tempo de cicatrização total (p = 0,01). A avaliação microscópica demonstrou maior angiogênese, melhor organização das fibras colágenas e menor dissociação destas (menor edema) no grupo pomada-teste. Conclui-se que a pomada de óleo essencial de copaíba a 1% acelera a cicatrização de queimaduras em ratos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/687
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE PATRÍCIA CALDEIRA PENNA GIESBRESHT.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE PATRICIA CALDEIRA PENNA GIESBRESHT1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.