Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/742
Título: Dinâmicas do sistema de justiça criminal acerca das condenações por crimes de tráfico de drogas na Grande Vitória/ES
Autor(es): Miguel, Elcio Cardozo
Orientador(es): Rosa, Pablo Ornelas
Palavras-chave: Lei de Drogas - Seletividade Penal - Controle Social - Grande Vitória - Sistema de Justiça Criminal
Data do documento: 19-Jun-2017
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a realidade do sistema de justiça criminal acerca dos crimes de tráfico de drogas em quatro municípios da Grande Vitória: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Inicialmente, foi feita uma análise histórica, com base bibliográfica, acerca das relações humanas com as drogas desde as civilizações antigas até a sociedade moderna do século XXI, abordando os primórdios da política proibicionista que culminou na atual “guerra às drogas” e a nova tendência à descriminalização das drogas. Posteriormente, a pesquisa busca explicar como funciona o sistema de justiça criminal brasileiro, especificamente no julgamento de ações penais por tráfico de drogas. Na parte empírica da dissertação, foram analisados alguns dados, com destaque para as regiões em que as apreensões foram realizadas, bem como as quantidades apreendidas, das sentenças proferidas por juízes criminais nos quatro municípios estudadas nos anos de 2015 e 2016. Por fim, foram realizadas entrevistas a sete juízes criminais acerca de suas percepções sobre o tema das drogas, nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal. A presente pesquisa concluiu pela existência de uma grande seletividade penal no sistema de justiça criminal da Grande Vitória/ES, isto porque, as sentenças analisadas se resumiram a pequenas apreensões realizadas em bairros de baixa renda da região. A presente pesquisa objetiva analisar a realidade do sistema de justiça criminal acerca dos crimes de tráfico de drogas em quatro municípios da Grande Vitória: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Inicialmente, foi feita uma análise histórica, com base bibliográfica, acerca das relações humanas com as drogas desde as civilizações antigas até a sociedade moderna do século XXI, abordando os primórdios da política proibicionista que culminou na atual “guerra às drogas” e a nova tendência à descriminalização das drogas. Posteriormente, a pesquisa busca explicar como funciona o sistema de justiça criminal brasileiro, especificamente no julgamento de ações penais por tráfico de drogas. Na parte empírica da dissertação, foram analisados alguns dados, com destaque para as regiões em que as apreensões foram realizadas, bem como as quantidades apreendidas, das sentenças proferidas por juízes criminais nos quatro municípios estudadas nos anos de 2015 e 2016. Por fim, foram realizadas entrevistas a sete juízes criminais acerca de suas percepções sobre o tema das drogas, nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal. A presente pesquisa concluiu pela existência de uma grande seletividade penal no sistema de justiça criminal da Grande Vitória/ES, isto porque, as sentenças analisadas se resumiram a pequenas apreensões realizadas em bairros de baixa renda da região.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/742
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA+ç+âO FINAL DE ELCIO CARDOZO MIGUEL.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ELCIO CARDOZO MIGUEL1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.