Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/747
Título: Pensando a inclusão pelo viés do trabalho: o programa adolescente aprendiz na cidade de Vitória
Autor(es): Miranda, Ione Soares de
Orientador(es): Siqueira, Maria da Penha Smarzaro
Palavras-chave: Programa adolescente aprendiz - Inclusão social - Qualificação - Formação profissional - Aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: A pesquisa tem como foco de estudo o Programa Adolescente Aprendiz, tendo como objetivo verificar se este Programa no município de Vitória/ES, atua de acordo com os preceitos da política pública, que contempla o Programa de Aprendizagem. Buscamos também desenvolver uma reflexão sobre os objetivos primordiais do programa, no âmbito dos pressupostos de uma politica social, direcionada para um processo de inclusão de uma ampla camada da população com perfil baixa renda e se esses objetivos estão sendo alcançados e cumpridos. Nesta ótica, foram verificados dois preceitos principais: se o público alvo, contemplado pelo Programa Adolescente Aprendiz, é mesmo oriundo de família baixa renda, no alcance de um processo de inclusão social e na inter-relação educação e aprendizagem profissional, conforme resolução 03/2003 do CONCAV de Vitória/ES; e, se o programa realmente promove a inserção pelo viés do trabalho. Para tanto, faz-se necessário averiguar o cenário que tornou o trabalho e a educação meios de inclusão social. Buscamos uma compreensão mais ampla do Programa Adolescente Aprendiz, de modo geral, bem como os principais dispositivos legais que abarcam o tema em interface com o histórico dos programas sociais de aprendizagem, tendo como referência de estudos a cidade de Vitória/ES, como marco espacial em nossa amostragem, com base na pesquisa empírica, fica demonstrada em uma sequência de gráficos, caracterizando o perfil quali-quantitativo do trabalho, que se desenvolveu em uma interação entre a pesquisa bibliográfica, incluindo fontes primárias relativas ao programa em questão e a pesquisa de campo. Apontamos como resultado final as ações realizadas em função da implantação do Programa Adolescente Aprendiz, assim como os pontos positivos e negativos que envolvem o tema.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/747
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