Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorPagel, Érica Coelho-
dc.contributor.authorNeves, Juciléia Sian das-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:00:56Z-
dc.date.available2023-10-17T18:00:56Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1011-
dc.description.abstractA poluição do ar é um importante fator de risco ambiental nos centros metropolitanos desde meados do século XX, devido à acelerada urbanização que intensificou os níveis de poluentes. Um risco invisível que afeta, principalmente à saúde das crianças que ainda têm o seu sistema imunológico e respiratório ainda em fase de desenvolvimento. Tais observações, têm gerado diversas reflexões e despertado a formação de uma consciência em torno da problemática ambiental voltada especificamente para esse público. O estudo objetivou disseminar o saber e avaliar a percepção sobre a temática da qualidade do ar, por meio da construção de um material de ensino aprendizagem, voltado para crianças, com idade a partir de 8 anos residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória, área urbana caracterizada pelos altos índices de reclamações da população sobre a poeira sedimentada que infiltra para o interior das edificações. Muito da literatura existente sobre a temática da qualidade do ar associada ao público infantil, é explorada por estudos direcionados aos impactos à saúde. Pouco se sabe sobre como o público infantil percebe a poluição do ar. Com base na revisão, o estudo propôs uma metodologia capaz de conscientizar os estudantes referente à questões climáricas. A elaboração do jogo de tabuleiro denominado “Educa-Ar” oportunizou de forma lúdica e divertida, o conhecimento dessa importante problemática ambiental para crianças e jovens na fase escolar. Além do jogo, foram utilizados outros métodos como aula expositiva, debates, questionários e aplicação de sessões de desenhos ilustrados sobre a percepção da poluição do ar para os alunos do 3° e 4° anos do ensino fundamental de duas escolas da rede pública localizadas na RMGV. Os resultados mostraram que as crianças manifestam preocupação com os problemas ambientais pois, após a prática do jogo e a aula expositiva melhorou o nível de conhecimento individual e despertou a conscientização sobre a temática da poluição do ar. Importantes poluidores foram revelados nos questionários como os veículos motorizados e o mau cheiro/odores e nos desenhos, as industrias e os veículos motorizados foram pontuados. Por outro lado, observou-se na assimilação do conhecimento de que o cuidado com a natureza é uma alternativa possível para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de todos e extensível às cidades no futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade do arpt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titlePercepção infantil sobre a qualidade do ar em áreas urbanas da Grande Vitória/ ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoAir pollution has been an important environmental risk factor in metropolitan centers since the mid-twentieth century, due to accelerated urbanization that intensified pollutant levels. An invisible risk that mainly affects the health of children who still have their immune and respiratory systems still in the development phase. Such observations have generated several reflections and awakened the formation of an awareness around the environmental problem specifically aimed at this public. The study aimed to disseminate knowledge and evaluate the perception on the theme of air quality, through the construction of a teaching-learning material, aimed at children, aged 8 and over, living in the Metropolitan Region of Greater Vitória, urban area characterized by high rates of complaints from the population about the sedimented dust that infiltrates into the interior of buildings. Much of the existing literature on the topic of air quality associated with children is explored by studies focused on health impacts. Little is known about how children perceive air pollution. Based on the review, the study proposed a methodology capable of making students aware of climate issues. The elaboration of the board game called “Educa-Ar” provided, in a playful and fun way, the knowledge of this important environmental problem for children and young people in the school phase. In addition to the game, other methods were used, such as lectures, debates, questionnaires and application of illustrated drawing sessions on the perception of air pollution for students in the 3rd and 4th years of elementary school in two public schools located in RMGV. The results showed that children express concern about environmental problems because after practicing the game and the lecture, the level of individual knowledge improved and raised awareness about the theme of air pollution. Important polluters were revealed in the questionnaires such as motor vehicles and bad smell/odors and in the drawings, industries and motor vehicles were scored. On the other hand, it was observed in the assimilation of knowledge that caring for nature is a possible alternative to improve the quality of life and well-being of all and extendable to cities in the future.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Cidade (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JUCILÉIA SIAN DAS NEVES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JUCILÉIA SIAN DAS NEVES7.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.