Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1011
Title: | Percepção infantil sobre a qualidade do ar em áreas urbanas da Grande Vitória/ ES |
Authors: | Neves, Juciléia Sian das |
metadata.dc.contributor: | Pagel, Érica Coelho |
Keywords: | Qualidade do ar - Jogo de tabuleiro - Crianças - Educação ambiental |
Issue Date: | 17-Jul-2023 |
Abstract: | A poluição do ar é um importante fator de risco ambiental nos centros metropolitanos desde meados do século XX, devido à acelerada urbanização que intensificou os níveis de poluentes. Um risco invisível que afeta, principalmente à saúde das crianças que ainda têm o seu sistema imunológico e respiratório ainda em fase de desenvolvimento. Tais observações, têm gerado diversas reflexões e despertado a formação de uma consciência em torno da problemática ambiental voltada especificamente para esse público. O estudo objetivou disseminar o saber e avaliar a percepção sobre a temática da qualidade do ar, por meio da construção de um material de ensino aprendizagem, voltado para crianças, com idade a partir de 8 anos residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória, área urbana caracterizada pelos altos índices de reclamações da população sobre a poeira sedimentada que infiltra para o interior das edificações. Muito da literatura existente sobre a temática da qualidade do ar associada ao público infantil, é explorada por estudos direcionados aos impactos à saúde. Pouco se sabe sobre como o público infantil percebe a poluição do ar. Com base na revisão, o estudo propôs uma metodologia capaz de conscientizar os estudantes referente à questões climáricas. A elaboração do jogo de tabuleiro denominado “Educa-Ar” oportunizou de forma lúdica e divertida, o conhecimento dessa importante problemática ambiental para crianças e jovens na fase escolar. Além do jogo, foram utilizados outros métodos como aula expositiva, debates, questionários e aplicação de sessões de desenhos ilustrados sobre a percepção da poluição do ar para os alunos do 3° e 4° anos do ensino fundamental de duas escolas da rede pública localizadas na RMGV. Os resultados mostraram que as crianças manifestam preocupação com os problemas ambientais pois, após a prática do jogo e a aula expositiva melhorou o nível de conhecimento individual e despertou a conscientização sobre a temática da poluição do ar. Importantes poluidores foram revelados nos questionários como os veículos motorizados e o mau cheiro/odores e nos desenhos, as industrias e os veículos motorizados foram pontuados. Por outro lado, observou-se na assimilação do conhecimento de que o cuidado com a natureza é uma alternativa possível para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de todos e extensível às cidades no futuro. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1011 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE JUCILÉIA SIAN DAS NEVES.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE JUCILÉIA SIAN DAS NEVES | 7.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.