Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1032
Título: Dinâmicas culturais na Barra do Jucu: o papel da identidade e da comunidade nas organizações culturais locais
Autor(es): Bergmann, Karina Solar de Almeida Gomes
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Mozine
Palavras-chave: Barra do Jucu - Identidade - Cultura - Organizações culturais - Protagonismo comunitário
Data do documento: 26-Jul-2023
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel desempenhado pela identidade, comunidade e cultura na formação do engajamento e participação comunitária no movimento cultural da Barra do Jucu, em Vila Velha, Estado do Espírito Santo (Brasil). Para isso, traz o paradigma dos movimentos sociais contemporâneos e busca, por meio de entrevistas em profundidade com oito organizações (formais e informais) compreender a dinâmica dos movimentos sociais na construção das organizações culturais num bairro bucólico. Os conceitos de comunidade, identidade e cultura são fundamentais no arcabouço teórico para a compreensão das dinâmicas sociais presentes no bairro. Como resultado, as organizações culturais do local apontam que o fortalecimento e a participação dos atores sociais na comunidade podem contribuir para a manutenção da identidade cultural, além de incentivar a participação social na construção de uma comunidade unida e atuante. Entretanto, esses grupos passam por alguns desafios, tais como: carência de um espaço comum, divergências ideológicas, desigualdades recursos e a possibilidade de cooptação por parte de setores contrários.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1032
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE KARINA SOLAR DE ALMEIDA GOMES BERGMANN.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE KARINA SOLAR DE ALMEIDA GOMES BERGMANN1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.