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dc.contributorSilva, Rafaela Carolina Lopez-
dc.contributor.authorSilva, Evelin Alves-
dc.contributor.authorModolo, Gabriela Prata-
dc.date.accessioned2024-05-02T20:11:05Z-
dc.date.available2024-05-02T20:11:05Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1052-
dc.description.abstractDurante o processo de aquisição fonológica as crianças devem aprender quais sons usados na sua língua e de que maneira eles são organizados. A aquisição do sistema fonológico de uma língua, incluindo seu inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre de forma contínua e gradativa até os sete anos. Alguns processos fonológicos não são esperados dentro do desenvolvimento da criança, devendo ser avaliados e se necessário intervir de forma oportuna. Objetivo: Desenvolver um e-book como recurso terapêutico para fonoaudiólogos que atuam com crianças de três a cinco anos que apresentam distúrbio fonológico específico em sonorização e ensurdecimento. Métodos: Trata-se de uma apresentação descritiva, de abordagem qualitativa, da elaboração de um e-book como recurso terapêutico fonoaudiológico para intervenção em crianças com distúrbio fonológico específico. Resultados: Elaborou-se dois materiais, sendo um manual do examinador no qual consta introdução, orientações, explicação sobre o modelo terapêutico, descrição e a forma de condução das estratégias e o e-book como recurso terapêutico para crianças que apresentam processos fonológicas. Foram selecionados processos com foco no traço distintivo de vozeamento dos sons plosivos e fricativos e descritas estratégias terapêuticas com sugestões de atividades e materiais, para cada uma delas. Conclusão: O trabalho em questão descreveu a elaboração do e-book denominado de “Trocas Fonológicas: Será que vibra?” para intervenção terapêutica nas dificuldades fonológicas no processo de aquisição da linguagem, instrumentalizando o fonoaudiólogo que atua na área de linguagem infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectDistúrbio fonológicopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleTrocas fonológicas: será que vibra?: elaboração de e-book para intervenção terapêuticapt_BR
dc.typeMonographypt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoDuring the process of phonological acquisition, children must learn which sounds are used in their language and how they are organized. The acquisition of a language's phonological system, including its phonetic inventory and phonological rules, occurs continuously and gradually until the age of seven. Some phonological processes are not expected within the child's development and must be evaluated and, if necessary, intervene in a timely manner. Objective: To develop an e-book as a therapeutic resource for speech therapists who work with children from three to five years old who have specific phonological disorders in voicing and deafening. Methods: This is a descriptive presentation, with a qualitative approach, of the elaboration of an e-book as a speech therapy therapeutic resource for intervention in children with specific phonological disorders. Results: Two materials were prepared, one of which is an examiner's manual with an introduction, guidelines, explanation of the therapeutic model, description and way of conducting the strategies, and the e-book as a therapeutic resource for children who have phonological processes. Processes were selected focusing on the distinctive voicing trait of plosives and fricatives and therapeutic strategies were described with suggestions for activities and materials for each one of them. Conclusion: The work in question described the elaboration of the e-book called “Trocas Phonológica: Does it vibrate?” for therapeutic intervention in phonological difficulties in the process of language acquisition, providing tools to speech therapists who work in the area of children's language.pt_BR
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