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dc.contributorCorrêa, Diogo Silva-
dc.contributor.authorFaé, Renan Effgen-
dc.date.accessioned2024-06-11T13:26:27Z-
dc.date.available2024-06-11T13:26:27Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1247-
dc.description.abstractA ubiquidade tecnológica que se apresenta no contexto atual provoca reflexões relevantes em torno dos processos atencionais humanos. A tecnologia que cria possibilidades de soluções para demandas fundamentais da sociedade é a mesma que conecta os indivíduos em tempo integral borrando a linha que separa os espaços das relações profissionais das relações pessoais. A hiperconectividade contida nos smartphones desafia a velocidade da troca de estados emocionais ao permitir que, por exemplo, uma mensagem alegre da família divida a tela com um lembrete de uma dívida com o banco. É resultado do avanço da tecnologia de informação que, desde a criação e popularização da internet, não para de crescer e invadir cada vez mais o dia a dia da sociedade. Entre novidades e desafios, o volume de informações e estímulos cresce de forma exponencial. Uma criança de hoje tem muito mais informação à sua disposição do que tinha um adulto há pouco mais de vinte ou trinta anos. E todo esse volume de dados e informações provoca a escassez da atenção, que vem se transformando no bem mais valioso da humanidade. Assim, o conceito de economia da atenção descreve a competição criada nos mais diversos setores pelo recurso escasso de atenção humana. Os principais atores desse cenário são as big techs e as redes sociais pelo seu poder de estabelecer conexões. O trabalho é iniciado com uma pesquisa documental que visa diagnosticar o estado da arte sobre o tema, e passa pela análise de variados argumentos de autores como Thomas H. Davenport, Tim Wu, Yves Citton, Gloria Mark, Emily Hund, Anna Bentes, Alê Primo, Ludmila Matos e Maria Clara Monteiro, entre outras obras e artigos que buscam refletir o contexto atual em que a sociedade se encontra no que diz respeito à escassez atenção. Outros temas correlatos são visitados para a construção da argumentação, entre eles a algorimitização, a captologia, o capitalismo de vigilância e a análise da visibilidade como capital tendo como pano de fundo a atenção como recurso finito e extremamente valioso nos tempos atuais. É apresentado o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com 10 (dez) influenciadores digitais e seus perfis no Instagram e que atuam no mercado da região metropolitana da Grande Vitória, estado do Espírito Santo, com o objetivo de identificar suas estratégias de atuação. A seleção desses influenciadores levou em consideração a reconhecida habilidade na captura da atenção das pessoas que foi elaborada por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado, com roteiro pré-estabelecido, para a gravação de entrevistas e depois, com as transcrições, foi realizada uma análise comparativa na expectativa de identificar os pontos de interseção, bem como eventuais características e formatos personalizados que distinguem uma estratégia de atuação de outra. O resultado do estudo e a complexidade do tema provocam novas reflexões que alcançam novos conceitos e geram outros impactos, como o reconhecimento de uma sociedade de plataforma, individualizante, ansiogênica e performática, onde circulam algoritmos e profissionais da captura e da modulação, tanto da atenção como de comportamentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscassez da atençãopt_BR
dc.subjectInfluenciadorespt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleA capitalização da atenção nas plataformas digitais: uma análise das estratégias dos influenciadores digitais capixabas no instagrampt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe technological ubiquity present in the current context induce relevant reflections on human attentional process. The technology that creates possibilities for solutions to fundamental demands of society is the same that connects individuals full-time, blurring the line between spaces of professional relationships and personal ones. The hyperconnectivity present in smartphones challenges the speed of emotional state exchange by allowing, for example, a cheerful family message to share the screen with a reminder of a bank debt. It is the result of the advancement of information technology, which, since the creation and popularization of the internet, has continued to grow and increasingly invade society's daily life. Amidst novelties and challenges, the volume of information and stimuli grows exponentially. A child today has much more information at their disposal than an adult had just twenty or thirty years ago. And all this volume of data and information leads to attention scarcity, which is becoming the most valuable asset of humanity. Thus, the concept of attention economy describes the competition created in various sectors for the scarce resource of human attention. The main actors in this scenario are big tech companies and social networks due to their power to establish connections. The work begins with documentary research aimed at diagnosing the state of the art on the subject and goes through the analysis of various arguments by authors such as Thomas H. Davenport, Tim Wu, Yves Citton, Gloria Mark, Emily Hund, Anna Bentes, Alê Primo, Ludmila Matos, and Maria Clara Monteiro, among other works and articles that seek to reflect on the current context regarding attention scarcity. Other related topics are visited to construct the argumentation, including algorithmization, captology, surveillance capitalism, and the analysis of visibility as capital, with attention as a finite and extremely valuable resource in today's times. The result of a qualitative research conducted with 10 (ten) digital influencers and their Instagram profiles operating in the market of the metropolitan region of Greater Vitória, in the state of Espírito Santo, is presented with the aim of identifying their strategies of operation. The selection of these influencers took into account their recognized ability to capture people's attention as elaborated by them. A semi- structured questionnaire with a pre-established script was used for recording interviews, and then, with the transcriptions, a comparative analysis was carried out in the expectation of identifying points of intersection, as well as eventual characteristics and personalized formats that distinguish one operating strategy from another. The result of the study and the complexity of the topic provoke new reflections that lead to new concepts and generate other impacts, such as the recognition of a platform society, individualizing, anxiety-inducing, and performative, where algorithms and professionals of capture and modulation circulate, both of attention and behavior.pt_BR
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

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