Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1247
Título : A capitalização da atenção nas plataformas digitais: uma análise das estratégias dos influenciadores digitais capixabas no instagram
Autor : Faé, Renan Effgen
metadata.dc.contributor: Corrêa, Diogo Silva
Palabras clave : Escassez da atenção - Influenciadores - Plataformas digitais - Tecnologia
Fecha de publicación : 26-feb-2024
Resumen : A ubiquidade tecnológica que se apresenta no contexto atual provoca reflexões relevantes em torno dos processos atencionais humanos. A tecnologia que cria possibilidades de soluções para demandas fundamentais da sociedade é a mesma que conecta os indivíduos em tempo integral borrando a linha que separa os espaços das relações profissionais das relações pessoais. A hiperconectividade contida nos smartphones desafia a velocidade da troca de estados emocionais ao permitir que, por exemplo, uma mensagem alegre da família divida a tela com um lembrete de uma dívida com o banco. É resultado do avanço da tecnologia de informação que, desde a criação e popularização da internet, não para de crescer e invadir cada vez mais o dia a dia da sociedade. Entre novidades e desafios, o volume de informações e estímulos cresce de forma exponencial. Uma criança de hoje tem muito mais informação à sua disposição do que tinha um adulto há pouco mais de vinte ou trinta anos. E todo esse volume de dados e informações provoca a escassez da atenção, que vem se transformando no bem mais valioso da humanidade. Assim, o conceito de economia da atenção descreve a competição criada nos mais diversos setores pelo recurso escasso de atenção humana. Os principais atores desse cenário são as big techs e as redes sociais pelo seu poder de estabelecer conexões. O trabalho é iniciado com uma pesquisa documental que visa diagnosticar o estado da arte sobre o tema, e passa pela análise de variados argumentos de autores como Thomas H. Davenport, Tim Wu, Yves Citton, Gloria Mark, Emily Hund, Anna Bentes, Alê Primo, Ludmila Matos e Maria Clara Monteiro, entre outras obras e artigos que buscam refletir o contexto atual em que a sociedade se encontra no que diz respeito à escassez atenção. Outros temas correlatos são visitados para a construção da argumentação, entre eles a algorimitização, a captologia, o capitalismo de vigilância e a análise da visibilidade como capital tendo como pano de fundo a atenção como recurso finito e extremamente valioso nos tempos atuais. É apresentado o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com 10 (dez) influenciadores digitais e seus perfis no Instagram e que atuam no mercado da região metropolitana da Grande Vitória, estado do Espírito Santo, com o objetivo de identificar suas estratégias de atuação. A seleção desses influenciadores levou em consideração a reconhecida habilidade na captura da atenção das pessoas que foi elaborada por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado, com roteiro pré-estabelecido, para a gravação de entrevistas e depois, com as transcrições, foi realizada uma análise comparativa na expectativa de identificar os pontos de interseção, bem como eventuais características e formatos personalizados que distinguem uma estratégia de atuação de outra. O resultado do estudo e a complexidade do tema provocam novas reflexões que alcançam novos conceitos e geram outros impactos, como o reconhecimento de uma sociedade de plataforma, individualizante, ansiogênica e performática, onde circulam algoritmos e profissionais da captura e da modulação, tanto da atenção como de comportamentos.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1247
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DO RENAN EFFGEN FAÉ.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE RENAN EFFGEN FAÉ1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.