Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1249
Título: Violência, demarcação de terras e estratégias de poder: necropolítica no caso dos povos Yanomami
Autor(es): Ataíde, César Antônio Pinto
Orientador(es): Bagalho, Jaqueline Oliveira
Palavras-chave: Violência - Demarcação de terras - Estratégias de poder - Necropolítica - Povos Yanomami
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar as legislações sobre demarcação das terras indígenas Yanomami e suas relações com as estratégias do garimpo ilegal de extermínio dos povos indígenas para usufruto da terra. De modo específico, pretende-se discutir sobre a violência e a demarcação de terras no que concerne aos povos Yanomami sob parâmetros legais e sociopolíticos, bem como, analisar as estratégias de poder exercidas sobre os povos Yanomami nos últimos anos sob regime de uma lógica necropolítica. A problemática que impulsiona a produção desse trabalho explicita a violência, a demarcação de terras e estratégias de poder, compreendendo a existência de uma necropolítica exercida sobre a Terra Indígena Yanomami (TIY). A hipótese é que existem motivações de ordem política e econômica no sentido das matanças, invasões e apropriação das terras, bem como uma ancoragem religiosa cristã que condiciona os indígenas como pagãos. Alguns dos principais portais eletrônicos a nível planetário divulgaram, em manchetes, a situação de gravidade a que estes indígenas estiveram submetidos com doenças e mazelas como malária, pneumonia, problemas de saúde como desnutrição e problemas respiratórios, bem como a contaminação por mercúrio. Entende-se, assim, que os povos Yanomami estão sob constante ataque (HAY, 2022), haja vista que a conjuntura político-histórica dos últimos anos, no Brasil, esteve atuando na governabilidade de práticas de um Brasil Colônia a serviço do genocídio indígena visibilizadas em dinâmicas de instituições, discursos e práticas políticas perpetradas por agentes do Estado brasileiro contra os povos originários e seus defensores. Neste diapasão, pretende-se dialogar não apenas com a literatura recente do que se tem produzido acerca dos Yanomami, mas imergir na história contemporânea, que visibiliza e registra esses atos que tem acometido algumas terras indígenas em território brasileiro.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1249
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DO CÉSAR ANTÔNIO PINTO ATAÍDE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CÉSAR ANTÔNIO PINTO ATAÍDE937.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.