Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1282
Título: Composição química e toxicidade do óleo essencial de Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. gray (Asteraceae) em pragas agrícolas
Autor(es): Silva Júnior, Roque Alves da
Orientador(es): Andrade, Tadeu Uggere de
Zago, Hugo Bolsoni
Palavras-chave: Tithonia diversifolia - Pesticidas botânicos - Agroecologia - Toxicidade - Terpenos
Data do documento: 19-Jul-2024
Resumo: O óleo essencial de Tithonia diversifolia (Asteracea), tem sido objeto de investigação recente na agricultura devido às suas potenciais propriedades insetitcidas/acaricidas no controle de pragas agrícolas, mas apesar dos pesticidas botânicos serem considerados menos perigosos que os pesticidas químicos, sua toxicidade e eficiência precisam ser avaliadas. O propósito deste estudo foi analisar a composição química do óleo essencial das folhas de Tithonia diversifolia extraído por hidrodestilação, avaliar sua toxicidade em mamíferos utilizando Caenorhabditis elegans como modelo animal e investigar sua atividade pesticida por fumigação no controle do ácaro-rajado (Tetranychus urticae) e gorgulho-do-milho (Sitophilus zeamais) propondo a descoberta de moléculas de origem vegetal com eficiência pesticida. Os resultados obtidos por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas revelaram a presença majoritária de 32,67% de β-Pineno, 24,74% de α-Pineno e 22,69% de Limoneno na composição do óleo essencial de Tithonia diversifolia, compostos já descritos na literatura como promissores no controle de pragas agrícolas. Os resultados obtidos nos testes de toxicidade e desenvolvimento com o modelo animal de Caenorhabditis elegans revelaram que o óleo essencial de Tithonia diversifolia não apresentou toxicidade e não alterarou o desenvolvimento do nematoide nas concentrações utilizadas. Os ensaios por fumigação revelaram 52% de mortalidade no ácaro-rajado na concentração de 20µL/litro de ar e 96% em 80µL/litro de ar. Apesar dos ensaios em Sitophilus zeamais não paresentarem mortalidade nos insetos, os testes avaliando sua repelência apresentou resultados promissores com índice de repelência próximo a 100% na concentração de 10 µL/L de ar. Esse estudo demostra que o óleo essencial de T. diversifolia apresenta atividade contra as pragas agrícolas avaliadas e atoxicidade em mamíferos nas concentrações utilizadas.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1282
Aparece nas coleções:Tese de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL DO ROQUE ALVES DA SILVA JÚNIOR.pdfTESE FINAL DE ROQUE ALVES DA SILVA JÚNIOR1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.