Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1701
Título: Qualificação profissional e evasão: um estudo de caso com os alunos do PRONATEC em Cariacica- ES
Autor(es): Lee, Viviane Nunes Tetzlaff
Orientador(es): Felisbino, Riberti de Almeida
Palavras-chave: Educação profissional - Evasão escolar - Capitalismo - Mercado de trabalho - Políticas públicas - PRONATEC
Data do documento: 7-Ago-2015
Resumo: O presente trabalho aborda a educação profissionalizante como um dos instrumentos de sustentação do capitalismo e a importância da política de Estado para essa área visando tornar competitiva a própria economia nacional. A politica de Estado é essencial para viabilizar o fluxo do abastecimento dos recursos necessários ao pleno funcionamento das empresas, satisfazendo e buscando conciliar a necessidade das empresas à satisfação da sociedade quanto à empregabilidade e acesso aos melhores postos de trabalho. Com a expectativa de atender às novas demandas produtivas, o Estado implantou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) como opção para ampliar o acesso à educação profissional para os jovens do Ensino Médio e para os trabalhadores brasileiros sem formação profissional. A relevância deste estudo surgiu em vista da constatação empírica da ocorrência de evasão em elevada escala dos alunos matriculados nos cursos técnicos do PRONATEC, principalmente nas unidades do sistema “S” de ensino que respondem por 40% do estoque de matriculas do PRONATEC, considerando os elevados investimentos realizados pelo Estado e a expectativa de resultados satisfatórios, este trabalho teve como objetivo compreender quais os fatores que influenciam a evasão dos alunos do PRONATEC. A coleta de dados, pautada pela combinação das abordagens qualitativa e quantitativa, se deu por meio do envio de um questionário semiestruturado aos alunos evadidos. A pesquisa realizada junto aos alunos evadidos dos cursos técnicos em Administração e técnico em Qualidade, da instituição de ensino SENAI de Cariacica-ES, apontaram os principais fatores da evasão escolar daquela unidade. Este trabalho apresenta, além das causas de abandono, o perfil dos alunos desistentes.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1701
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE VIVIANE NUNES TETZLAFF LEE.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE VIVIANE NUNES TETZLAFF LEE1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.