Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1745
Título: Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Miller): avaliação da composição físico-química, bioativa e do potencial funcional em mulheres com sobrepeso
Autor(es): Barbosa, Ana Carolina Bianco Gomes
Orientador(es): Endringer, Denise Coutinho
Palavras-chave: Ora-pro-nobis - Couve - Compostos biativos - Alimentos funcionais - Armazenamento - Emagrecimento
Data do documento: 29-Jul-2024
Resumo: Esta tese apresenta uma breve revisão do conceito e características de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), associando-a às características nutricionais, físico-químicas e potenciais bioativos da Ora-pro-nóbis (OPN), além disso, apresenta um resumo sobre metabolismo vegetal e metabólitos secundários. O primeiro artigo consiste na avaliação físico-química e bioativa de folhas de OPN em diferentes tamanhos e tempos pós-colheita, utilizando análises de composição centesimal, de atividade antioxidante pelos métodos DPPH, ABTS e FRAP e de compostos bioativos (polifenóis e flavonoides). Este primeiro artigo conclui que folhas maiores e frescas possuem maior valor nutricional e potencial funcional, ressaltando, contudo, que o consumo de folhas até a terceira semana pós-colheita é recomendado, visto que as perdas nutricionais não devem ser relevantes quando associadas ao hábito alimentar. O segundo artigo tem como objetivo avaliar o consumo de farinha de OPN na saúde de mulheres com sobrepeso, avaliando parâmetros bioquímicos e antropométricos. O ensaio clínico possuiu duração de 12 semanas, promovendo o consumo diário de 20g de farinha entre os grupos teste (Ora-pro-nobis) e controle (Couve), seguido de crossover, totalizando 24 semanas ao todo. Os resultados indicam que a farinha de OPN apresenta potencial antioxidante, pela presença de compostos bioativos, como ácido gálico e rutina. Seu consumo não alterou significativamente o padrão alimentar de mulheres com sobrepeso e não foi capaz de alterar significativamente parâmetros antropométricos e bioquímicos avaliados. São necessários mais estudos que avaliem a ação da OPN como simbiótico na saúde humana. Este trabalho traz resultados inéditos, não publicados até o momento e abre espaço para futuras pesquisas que avaliem a influência da atuação conjunta entre outros compostos bioativos no emagrecimento e na saúde global de mulheres.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1745
Aparece nas coleções:Tese de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL DA ANA CAROLINA BIANCO GOMES.pdfTESE FINAL DE ANA CAROLINA BIANCO GOMES762.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.