Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1794
Title: | A coordenação motora, a capacidade motora e os processos cognitivos: relações no desenvolvimento de crianças |
Authors: | Alves, Greice Rodrigues |
metadata.dc.contributor: | Nazário, Murilo Eduardo dos Santos |
Keywords: | Educação Física - Habilidades motoras - Capacidades físicas - Tomada de decisão - Tempo de reação |
Issue Date: | 3-Dec-2024 |
Abstract: | Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre as habilidades motoras e capacidades físicas, bem como os processos cognitivos envolvidos na tomada de decisão e o tempo de reação. A análise desses aspectos é importante para compreender e melhorar o desempenho esportivo e a qualidade de vida das pessoas. A metodologia utilizada consistiu em uma busca sistemática de artigos científicos, livros e outros materiais relacionados à temática. Foram selecionados estudos que abordassem as habilidades motoras, capacidades físicas, tomada de decisão e tempo de reação. As principais premissas secundárias deste artigo incluem a importância da análise das habilidades motoras e capacidades físicas para o desempenho esportivo, a complexidade do processo de tomada de decisão e a influência de fatores diversos sobre o tempo de reação. As hipóteses primárias discutidas neste trabalho visam aprofundar a compreensão dos processos cognitivos e físicos envolvidos nesses aspectos, permitindo a elaboração de programas de treinamento mais eficazes e personalizados. As palavras-chave são habilidades motoras, capacidades físicas, tomada de decisão, tempo de reação. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1794 |
Appears in Collections: | Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC GREICE RODRIGUES ALVES OLIVEIRA.pdf | TCC GREICE RODRIGUES ALVES OLIVEIRA | 191.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.