Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1838
Título: Dupla jornada de trabalho do profissional de enfermagem e as consequências no cuidado prestado ao cliente
Autor(es): Oliveira, Julya Araujo de
Diniz, Lorena Angeli
Orientador(es): Sá, Adriana Muller Saleme de
Palavras-chave: Enfermagem - Sobrecarga de Trabalho - Esgotamento emocional - Burnout - Saúde mental
Data do documento: 27-Nov-2024
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a influência da sobrecarga de trabalho na assistência de enfermagem. O trabalho na área da enfermagem no Brasil é caracterizado por jornadas de trabalho longas e exaustivas, que muitas vezes exigem que os profissionais mantenham múltiplos vínculos empregatícios devido aos baixos salários. O método utilizado foi a Revisão Integrativa de Literatura, com busca nas bases de dados do SCIELO, BDENF e LILACS. Diante dos estudos analisados identificou-se que a dupla jornada de trabalho pode ser associada a fatores como as condições de trabalho, falta de profissional, estresse ocupacional e desgaste mental, ocasionando falha na assistência de enfermagem, podendo levar a acidentes de trabalho e a eventos adversos. Conclui-se que a sobrecarga de trabalho e as condições de trabalho precárias, aliadas à baixa valorização da profissão, exigem uma atenção especial para garantir a saúde dos profissionais e, consequentemente, a qualidade da assistência ao paciente.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1838
Aparece nas coleções:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Julya Araujo de Oliveira e Lorena Angeli.pdfTCC JULYA ARAUJO DE OLIVEIRA - LORENA ANGELI DINIZ277.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.