Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/191
Título : Efeitos genotóxico do óleo essencial de erva cidreira (Lippia alba (Mill.) N. E. Brown) em peixe (Oreochromis niloticus) e mamífero (Mus musculus)
Autor : Kampke, Edgar Hell
metadata.dc.contributor: Gomes, Levy de Carvalho
Palabras clave : Lippia alba - Genotoxicidade - Micronúcleo - Cometa - Estresse oxidativo
Fecha de publicación : 26-may-2017
Resumen : Recentemente há uma busca constante por novos agentes terapêuticos que possam auxiliar no tratamento de animais, principalmente na piscicultura, melhorando sua produtividade. Nessa ótica os produtos naturais configuram excelente alternativa de baixo custo. Dentre as espécies estudadas a erva cidreira (Lippia alba (Mill.) N. E. Brown) é muito difundida popularmente por suas propriedades terapêuticas, sobretudo as propriedades sedativas. Tais propriedades levaram a descoberta da ação anestésica do óleo essencial de Lippia alba em peixes. Esse estudo gerou a necessidade do conhecimento de suas ações genotóxicas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito genotóxico do óleo essencial de Lippia alba em peixes e mamíferos. O óleo foi extraído por hidrodestilação e analisado por GC-MS onde foram identificados majoritariamente os compostos linalol, eucaliptol, γ-muroleno e cariofileno. A atividade genotóxica foi avaliada pelos métodos do micronúcleo e cometa e a quantificação de produtos avançados de oxidação proteica (AOPP). Os ensaios de micronúcleo e cometa mostraram que a toxicidade foi maior em peixes que em mamíferos, porem em ambos os casos foram semelhantes ao controle negativo o que denota baixa toxicidade. Quando comparados os tratamentos, nota-se maior toxicidade no tratamento por inalação que por gavagem, no entanto, igualmente não tóxicos. A quantificação de proteínas oxidadas no AOPP como marcador de estresse oxidativo revelou diferença significativa ao controle, porém muito inferior ao controle positivo, o que leva a crer que o possível dano oxidativo esteja ocorrendo apenas sobre proteínas e não ao DNA. Dessa forma, tem-se que o óleo essencial de Lippia alba possui baixo efeito genotoxico sobre peixes e mamíferos, permitindo seu uso como anestésico na piscicultura sem que haja ações tóxicas transferidas aos consumidores.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/191
Aparece en las colecciones: Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE EDGAR HELL KAMPKE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE EDGAR HELL KAMPKE1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.