Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/194
Título: Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro com quercetina e avaliação de suas atividades antioxidante, antimicrobiana e citotóxica
Autor(es): Milanezi, Felipe Guzansky
Orientador(es): Scherer, Rodrigo
Palavras-chave: Nanotecnologia - Nanopartículas de ouro - Quercetina - Flavonoides
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: O objetivo desse trabalho foi sintetizar nanopartículas de ouro com quercetina, bem como realizar sua caracterização e avaliar suas atividades antioxidante, antimicrobiana e citotóxica. As nanopartículas de ouro com quercetina (AuNPsQct) foram caracterizadas através de espectro no UV-Visível (UV-Vis), espectro no infravermelho (IRFT), análise de sua ultraestrutura em microscopia eletrônica de transmissão (MET) e análise de estabilidade coloidal através do método do Potencial Zeta (PZ). As atividades biológicas foram avaliadas tanto para a quercetina quanto para as AuNPsQct, sendo a atividade antioxidante realizada pelos métodos de sequestro dos radicais livres DPPH, ABTS e óxido nítrico, a atividade antibacteriana foi testada contra Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Salmonella typhimurium e Escherichia coli, e a atividade antifúgica foi testada contra Aspergillus fumigatus e Aspergillus flavus e a atividade citotóxica foi realizada com células de fibroblastos L929 através do método do MTT. Foram sintetizadas AuNPsQct confirmadas por espectro UVVis que mostrou absorção na região de plasmon de superfície localizada que é característica das AuNPs e o espectro de IRFT mostrou a integridade da molécula da quercetina com as AuNPs. Essas apresentaram tamanhos inferiores à 100 nm e estabilidade eletrostática confirmada através do método do Potencial Zeta. As amostras de quercetina e das AuNPsQct apresentaram forte atividade antioxidante nos métodos DPPH, ABTS e óxido nítrico, mostrando que a atividade antioxidante da quercetina foi preservada. As nanopartículas de quercetina apresentaram fraca atividade antibacteriana, porém, apresentaram forte atividade contra Aspergillus fumigatus (0,2 mg/mL). Na avaliação da citotoxicidade foi verificado que nanopartículas de quercetina não apresentaram citotoxicidade em células de fibroblastos, ao contrário disso, ocorreu uma indução da proliferação celular.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/194
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FELIPE GUZANSKY MILANEZI.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FELIPE GUZANSKY MILANEZI1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.